O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

2 Anos de Festa ORIGENS


BEM-AVENTURADOS OS CONVIDADOS À CELEBRAÇÃO DO COCO
NOS 2 ANOS DA FESTA ORIGENS

A Festa Origens tem por característica principal a utilização da música tradicional brasileira e seus elementos, seja essa música do Nordeste, do Sul ou do Centro-Oeste. Na festa o que se ouve é Afoxé, Maracatu, Samba de roda, Moda de Viola, Toques de terreiro, Ciranda, Tambor de Crioula, Forró Pé-de-Serra, Samba, Bossa Nova e outros ritmos genuinamente brasileiros. Trabalhos mais recentes que também agregam esse valor à sua música, agradam ao público da festa.

Em 8 edições, já passaram pela festa a banda de pífanos Ventoinha de Canudo, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, os Emboladores de Côco Dona Terezinha e Roque José, o Samba Chula Filhos da Pitangueira com o samba de roda ao som da Viola Machete (São Francisco do Conde - BA) e o Grupo da Alegria de Formosa-GO, dançando Catira e Curraleira.

Dia 03/05, na comemoração dos seus 2 anos, a Festa terá a participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE) http://www.cocoraizes.com.br/index2.htm


O COCO

Longe muito longe do litoral, onde primeiramente floresceu nas mãos dos escravos, o coco de roda chegou ao Sertão de Pernambuco. Amaciado pela viagem, o ritmo incorporou elementos indígenas e indícios de tradições sertanejas, mas conseguiu manter o toque sincopado e a dança envolvente que caracterizam a versão litorânea.

O GRUPO

Iniciado por Lula Calixto, ferrenho defensor da cultura popular brasileira, a saga do Coco Raízes representa o apego do povo às tradições e o esforço desmedido para preservá-las. Mas é também a história de afeto de duas famílias que se uniram em torno do ritmo. Nas mãos dos Gomes e Calixtos, o coco não é apenas uma batida de pandeiro, ou uma dança. É uma aliança, um modo vida. Primos, tios, pais e filhos, todos são irmãos na hora de sambar.

No alto do Cruzeiro onde se situa a sede do grupo, é sempre tempo de comemorar. Basta chegar um visitante para que a recepção seja calorosamente armada. Tudo começa com um tímido repicar de trupe, que contagia o bombo de Biu Neguinho e culmina com a abertura da pista para as vistosas bailarinas e afinadas cantoras.

A cada dia, o Coco Raízes seduz mais fãs. São pessoas cada vez mais sedentas de louvação pela cultura popular e que se encantam com a simplicidade e autenticidade do grupo. Desde a gravação de uma faixa na coletânea Pernambuco em Concerto, o Coco deslanchou e passou a realizar várias apresentações todas prestigiadas por um grande público que se formou na capital.

Os dois Cd’s gravados até hoje testemunham do incansável fôlego da caravana que não parou e nem vai parar.


SERVIÇO


2 ANOS DA FESTA ORIGENS

com Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE) e Cacai Nunes no som.

Dia 03/05/07 Quinta-Feira à partir das 21 horas

No Bar do Calaf – SBS Q.01 Edf Empire Center – Térreo

Ingressos a R$ 10,00 ( meia-entrada ), somente em dinheiro.

Inf: (61) 7813-6248 / 3202-0081




2 comentários:

Anônimo disse...

A festa Origens é realmente maravilhosa, contagiante, ano passado comemorei meu aniversário lá... Vale a pena conferir!

batatinha disse...

Esse coco Raizes pra mim nao tem nada melhor, alem de fazer uma musica maravilhosa, com aquela energia que nem da pra explicar,(cada vez que escuto me faz chorar de prazer de saudades...)as pessoas do grupo sao pessoas tao boas.Eles faz musica com coraçao, e a coisa mais simples pra eles, porque eles fazem todo dia na casa deles!
ainda parabens minha gente!voces sao grandes artistas!
amo voces e sinto muita saudades, sua filinha, amiga, e irma da França!