O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Gordurinha - Um espetáculo (1963)

1963 - Um Espetáculo

Inicialmente, devo confessar que sou fraquíssimo em matemática. Mas a continha que vou fazer agora é fácil: de 1938 a 1963... são... deixa ver ... ah! ... já vi !! São 25 anos. Comecei no rádio em 1938 e estamos em 1963; são 25 anos de Rádio. Gravando tenho apenas uns 7 anos. Como compositor, mais qualquer coisa.... Isso lhes interessa ? Não ?

Está difícil essa contracapa... Problema prá hoje já arranjei !


Acontece que falar de mim mesmo é meio trabalhoso ! ...

Se existe um drama, êsse é um ! Há quem me chame de "versátil". Francamente, não gostei do apelido. Prefiro dizer: "São 25 anos de Rádio"... Isso ensina muito. Ao longo dêsses 25 anos aprendi muita coisa. Por exemplo: fugir de hotel (quando a despesa ultrapassa a receita). Aprendi a tocar um pouco de violão. Aprendi a pedir emprego. (O Nazareno de Brito sabe disso). Aprendi a mentir. Entro em cena depois de uma bronca terrível do cobrador e rio às gargalhadas. Se a peça é dramática, amarga, tenho feito chorar, algumas vezes. Fizeram-me ator! Quem fez isso ? 25 anos de Rádio !! 25 anos !... Um quarto de século!! Comemorei-os no Teatro Recreio, no Rio de Janeiro com uma casa cheia !! Povo mentiroso ! Dizem que "cartaz" não sou eu. Por que foram ao Teatro ? MUITO OBRIGADO pelo trote ! Adorei essa mentira ( OLHE A CONTRACAPA SAINDO) Sucessos ? Nunca ! Não me lembro. "Baiano Burro Nasce Morto", " Mambo da Cantareira", "Paulo Afonso", "Vendedor de Caranguejo", "Chiclete com Banana", "Praça do Ferreira", são músicas que apareceram ... apareceram bem. Sucesso, sucesso mesmo é "sabadabadá" e "ponhon-ponhon" ...

Não sei escrever "sabadabadá" nem "ponhon-ponhon". Morrerei sem fazer um SUCESSO assim com letras maísculas...

25 anos de Rádio ! Mas estou jovem ainda ...

Velho é a vovózinha ! Comprem este disco ...

Tenho dito

Acabou a contracapa.

Obrigado

Waldeck Artur de Macedo
(Gordurinha)

* Texto da contracapa do disco.

1 - Fornalha - Côco
(Gordurinha)
2 - Nordeste Sangrento - Baião-Toada
(Elias Soares)
3 - Se Chovesse no Nordeste - Baião
(Gordurinha)
4 - Estou com Raiva do Mar - Samba
(Eloide Warthon)
5 - Baião Bem
(Gordurinha)
6 - Derrota - Samba
(Eloide Warthon)
7 - Baixo Relêvo - Samba-Canção
(Eloide Warthon)
8 - Viva o Samba - Samba
(Gordurinha)
9 - Tudo e Nada - Samba
(Gordurinha)
10 - A Lágrima não Deixa Cicatriz - Samba
(Eloide Warthon)
11 - Fazer bem sem ver a quem - Samba
(Eloide Warthon)
12 - Cinquenta Megatons - Samba
(Eloide Warthon)


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR




Um comentário:

Anônimo disse...

Já comentado no Box, ao lado, eu não conhecia o Cantor e também posso de chamar de humorista, Gordurinha, mas na Tv cultura, no programa Sr Brasil, eu tive essa oportunidade e gostei muito. Vale a pena reviver as músicas bem humoradas daquele personagem e dentre tantos outros nesse post. Parabens.