O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Frevança - V Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu


1984 - Frevança
V Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu

Durante o último "Frevança", ouvi de quase todos os integrantes do Júri, o qual tive a honra de presidir, que a coisa mais importante desse Festival é a oportunidade que ele oferece para música brasileira no Brasil.

De fato, além de ser no momento o único festival brasileiro dedicado exclusivamente a dois dos mais autênticos ritmos nacionais, o "Frevança" tem prestado inestimável serviço à nossa música divulgando em todo o Brasil, o frevo e o maracatu, que hoje já se incorporam definitivamente à bagagem musical dos nossos mais consagrados compositores da atualidade.

Festa colorida do carnaval pernambucano, o Frevança é também uma mostra da riqueza de ritmos, passos, intérpretes, que faz desse Festival uma prévia e uma mostra do mais autêntico carnaval brasileiro.

Aqui estão as cores múltiplas, o ritmo alegre e o som matinal do "Galo da Madrugada", que faz o carnaval recifense nascer mais cedo.

Aqui estão a nobreza e a tradição dos antigos maracatus; aqui estão os blocos de saudosos carnavais, a magia trepidante do frevo-de-rua, a poesia do frevo-canção, a nostalgia do frevo de bloco. Aqui estão, enfim, algumas mostras do melhor carnaval do mundo.

Gravado com intérpretes originais, vencedores do V Frevança, este Lp é um disco para se ouvir e guardar, como uma mostra e um marco de uma festa popular feita com riso, suor e lágrimas. De alegre, naturalmente.

Capiba.

* Texto da contra-capa do Lp.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR



3 comentários:

João Paulo Seixas disse...

"De Bloco", "de rua" ou "canção"...
Adoro o frevo em todos as suas representações. Não vamos esquecer que o ano ainda não acabou, e ainda continuamos comemorando os 100 anos dessa linguagem cultural.
Já baixei!

macaxeira-com-charque.blogspot.com

Ricardo Clausen Sigwalt disse...

tentei baixar mas o link para o rapidshare deu erro. Como faço pra conseguir o download desse LP?

abraço

Cacai Nunes disse...

Link corrigido e atualizado.

Abraço