O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Homenagem ao Violeiro Zé de Lelinha

Uma pequena homenagem do Blog Acervo Origens ao grande mestre da Viola Machete, o Sr. Zé de Lelinha de 85 anos que faleceu na madrugada de domingo, 14/09/08.

A Viola Machete e o Samba do Recôncavo sentem muito a perda deste símbolo de tradição.

Nossos sentimentos a todos integrantes do Samba Chula FIlhos da Pitangueira - São Francisco do Conde (BA)

Assistam este vídeo:



Abraços
Cacai Nunes
www.myspace.com/cacainunes
www.cacainunes.com.br
www.acervoorigens.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Beleza de Blog. Algumas raridades jamais vistas. Merece um control+D.

Leo Rugero disse...

Prazer conhecer este blog.Fico emocionado, pois se não conheci pessoalmente o Zé de Lelinha, fui o transcritor de sua obra, "samba-chula"incluída no livro "viola instrumental brasileira", organizado por Andrea Carneiro.Foi uma transcrição demorada, a partitura ficou com muitas páginas, havia compassos incompletos, e frazes muito adornadas.Na época, cheguei a sonhar com Zé de Lelinha me instruindo como eu deberia resolver a partitura em certos trechos.
Parabéns pela postagem!