O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Aldair Soares



Colaboração do amigo, DJ e pesquisador Ivan Dias, do Blog Forró em Vinil


1978 - Canta sua terra natal - Rio das Quintas


"Aldair Soares, nascido Aldair Alice Soares, em 04/05/1929, em Pedro Velho - RN. Iniciou a carreira na Rádio Poti, de Natal, foi para o Rio de Janeiro onde passou a se apresentar na Rádio Nacional. Gravou seus primeiros 78rpm no início da década de 1950. Ficou conhecido como "O pau-de-arara", devido ao transporte que o levou para o Rio de Janeiro.




Gravou alguns sucessos que todo forrozeiro sabe de cabeça, como "Pé do lajero" e "Moinho d´água", em suas primeiras gravações, ainda em 78 rpm. 
Neste álbum, de 1978, lançado pelo selo 'Asa Branca' que era um dos selos do Grupo RGE/Fermata, destaque para "Morena do grotão" de José Cândido e João do Vale. "

Mais uma vez, agradecendo a colaboração do amigo e DJ Ivan, do Blog Forró em Vinil.



Nenhum comentário: