O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bumba Meu Boi de Barbosa - (14.09.2010)

Hoje, trago para vocês um disco, gravado em 1992, pelo grupo Bumba Meu Boi de Barbosa, da cidade de Rosário, no Maranhão. 

O Bumba Meu Boi é uma festa típica do Maranhão, em que é encenado um enredo que retrata as relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Atualmente, existem inúmeros grupos de bumba-meu-boi no Estado do Maranhão. Eles se dividem em sotaques. Cada sotaque tem características próprias, que se manifestam nas roupas, na instrumentação, no tipo de cadência da música e nas coreografias. 
O Bumba Meu Boi de Barbosa, de Rosário, é o mais antigo Boi com Sotaque de Orquestra, que se caracteriza pela presença instrumentos de sopro e cordas, como o saxofone, clarinete e banjo. Peitilhos (coletes) e saiotes de veludo com miçangas e canutilhos são alguns dos detalhes das roupas dos brincantes. 

Nesse disco, o grupo nos traz composições próprias.

Coisa fina !

Bom Proveito 
BUMBA MEU BOI DE BARBOSA – ROSÁRIO, MARANHÃO, 1992

Lado A

1 – Ta me esperando (Marcelino)
2 – Vem ver morena (Bibiano)
3- Acendo você (Antônio Moreno/ Nonato Silva)
4 – Na beira da praia (Marcelino)
5 – Semear a paz (Joram)
6 – Gente de bem (Antônio Moreno/ Nonato Silva)

Lado B

1 – Taí (Marcelino)
2 – Baixada (Antônio Moreno/ Nonato Silva)
3 – No mês de Maio (Braz)
4 – Hoje eu quero ver (Bibiano)
5 - Já é madrugada (Antônio Moreno/ Nonato Silva)
6 – Vamos partir (Joram)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


2 comentários:

CANTO DE BOCAIÚVA disse...

Sou velho usuário de Acervos e Origens, aonde vou buscar sólidas informações sobre a música realmente popular brasileira.

bmc disse...

Que imensa satisfação!!!encontrar referência ao bumba boi de barbosa, de Rosário-MA,mais antigo e tradicional grupo de bumba boi de orquestra do MA. Sou músico de sua orquestra a 12 anos, e infelizmente há pouco reconhecimento a este tão tradicional grupo folclórico aqui em meu estado. Parabéns por esta lembrança.