O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Solange Maria e Coral Infantil - Brincando de Roda - (28.10.2010)

Esse disco foi lançado juntamente com um livro, de autoria de Íris Costa Novaes, que traz uma compilação das brincadeiras de roda mais comuns no Rio de Janeiro, apresentando quase 150 brinquedos (no próprio encarte do livro estão essas informações). A proposta, então, desse trabalho, era resgatar e difundir as brincadeiras de roda infantis, tão importantes de serem apreciadas e praticadas por nossas crianças, uma vez que, por meio delas, as crianças tomam contato com a música e aprendem as primeiras noções de ritmo e melodia, de uma forma espontânea, natural e divertida. Soma-se a isso a forte ligação que essas músicas têm com a identidade musical brasileira; as crianças, ao se identificarem com elas, identificam-se também com nossa música e nossas raízes. Daí então a imensa importância da manutenção dessas brincadeiras entre as crianças, ainda mais em um mundo dominado por brinquedos eletrônicos.  Mas engana-se quem pensa que o disco é para agradar somente as crianças. As músicas são muito bem selecionadas, com produção e arranjos de Antônio Madureira. Um luxo é ter Toninho Ferraguti no acordeon. Dá vontade de voltar a ser criança!


BRINCANDO DE RODA  SOLANGE MARIA E CORAL INFANTIL 

Lado A 

1-      O trem de ferro/meu bandolim (Coral infantil e Solange Maria)
2-     Lá naquele morro/Bela pastora (Coral infantil)
3-     Amanhã é Domingo / Na loja do mestre André (Coral infantil)
4-     Mando tiro (Solange Maria e Coral infantil)
5-     Formiguinha da roça / A pombinha voou (Coral infantil e Solange Maria)
6-     As ondas do mar (Solange Maria e Coral infantil)

Lado B

 1-   Eu era assim / Aí vem a chuva (Coral infantil e Solange Maria)
2-     Giroflê, Giroflá (Solange Maria e Coral infantil)
3-     Bela roseira / A linda rosa (Coral infantil)
4-     O padeirinho / Onde vai, morena? (Solange Maria e Coral infantil)
5-     Constança / Dominó (Solange Maria e Coral infantil)
6-     Olha o macaco na roda! / Alpercata de algodão / Banana podre (Coral infantil)

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso álbum que, junto com "brincadeiras de roda...", meu filho de 1 ano e 8 meses ouve e vibra sem parar! Parabéns pelo resgate!

profs.aranha disse...

Absolutamente MA-RA-VI-LHO-SO! A voz e interpretação de Solange Maria é espetacular, divina. todo mundo precisa ouvir essa diva brasileira. O coral de crianças é fantástico, sublime, os instrumentos também, a seleção de cantigas é magnífica, disco fantástico. Parabéns!!!!!