O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pitanga - Vê se gostas (15/06/2011)

Eis um disco raro de um clarinetista simplesmente excepcional. Há pouca informação sobre Octaviano Placido Pitanga, conhecido como Sargento Pitanga. Sabemos que ele fazia parte da Força Expedicionária Brasileira, a FEB, que, em fevereiro de 1945, na Segunda Guerra Mundial, tomou o Monte Castelo. Na missão, estava presente o nosso Sargento Pitanga. Ele foi um homem de sorte, porque a Segunda Guerra trouxe consideráveis baixas para as forças brasileiras. Foram 460 homens da Força Expedicionária mortos na Itália, quase três mil feridos, vários desaparecidos e 22 pilotos da FAB mortos. Para os sobreviventes, restou a dificuldade de voltar à vida normal e esquecer os horrores da guerra. Mas o Sargento Pitanga deixou tudo isso para trás com muita facilidade. Talvez porque ele tivesse um talento absurdamente especial com a clarineta. Ele era, além de militar, eminentemente chorão, e suas interpretações evidenciam um domínio do instrumento que observamos em poucos clarinetistas. Além do instrumento, ele dominava também a linguagem do choro, de forma que sua clarineta parece que falava. Então, esse disco de hoje é simplesmente uma aula de malandragem instrumental no choro. O primeiro destaque fica para Galo Garnizé, de Antônio Almeida, Luiz Gonzaga e Miguel Lima, em que Pitanga faz a clarineta cacarejar, e qualquer um é capaz de jurar que se trata de um galo.  O segundo destaque é Vê Se Gostas, um clássico do choro, de autoria do Pitanga em parceria com Waldir Azevedo.


Lado A

01-Tem capoeira (Batista da Mangueira)
02-Esperanças perdidas (Adeilton Alves – Delcio Carvalho)
03- O nosso amor gorou (José Gomes Filho – Aloysio Vinagre – Assumpção Corrêa)
04- Vê se gostas (Waldir Azevedo – Otaviano Pitanga)
05- Boêmio demodê (Adelino Moreira)
06- Balanço pra Luciana (Otaviano Pitanga – Risadinha do Pandeiro)

Lado B

01-Velho realejo (Sady Cabral – Custódio Mesquita
02-Perdão (Cezar Cruz)
03-Valsa de uma cidade (Antonio Maria – Ismael Neto)
04-Minhas razões (Antonio Carlos – Jocafi)
05-Meu pequeno cachoeiro (Raul Sampaio)
06-Galo garnizé (Antonio Almeida – Luiz Gonzaga – Miguel Lima)

8 comentários:

Júlio do Cavaco disse...

Queria saber quem toca nesse disco.

Nicols disse...

O link está quebrado,queria muito esse disco.

Cacai Nunes disse...

obrigado pelo alerta, Nicols

link já atualizado
Abraços

Weldemberg de Castro disse...

Pitanga, meu velho...

Weldemberg de Castro disse...

Link consertado

Unknown disse...

Obrigado pela homenagem!Com certeza,Ele está feliz onde quer q esteja!

Leandro Moraes Pitanga disse...

Chegando nesse belo canal, aqui Leandro Moraes neto do Pitanga, estou montando um acervo do meu avô, grande abraço para todos.

Leandro Moraes Pitanga disse...

Saudades do meu velho, estou reunindo o acervo do meu avô, tenho uma página facebook.com/otavianopitanga. Estou a procura dos Lps Farra na Praia e Show de Sucessos, grande abraço!