O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vanja Orico (23/06/2011)

Vanja Orico foi cantora, atriz e cineasta, atuando com grande talento em todas essas áreas. Ela nasceu em berço erudito, filha de um acadêmico e escritor. Desde criança, mostrou interesse e talento pelas artes. Ela estreou no cinema em 1954, na Itália, no filme “Mulheres e Luzes”, dirigido por Alberto Lattuada e Frederico Fellini. De volta ao Brasil, participou do clássico “O Cangaceiro”, de Lima Barreto. Ela fez vários filmes no Brasil e no exterior, principalmente relacionados ao cangaço. Ela viajava tanto para lá e para cá que Sérgio Porto, o Stanislaw Ponto Preta, criou para ela o slogan Vanja Vai Vanja Vem. Ela ficou famosa por um belo gesto de coragem e generosidade. Um dia, no ano de 1968, saindo do Teatro Opinião, Vanja e mais um conjunto de artistas participavam de uma passeata de protesto. Soldados e tanques reprimiram a manifestação violentamente, inclusive espancando estudantes. Vanja, então, ajoelhou-se na frente dos carros militares, e gritou: “Não atirem, somos todos brasileiros!”. Por isso, ela foi presa e acabou em exílio. Para ela, isso nem foi o pior. Ela conta que, naquele dia, um estudante caiu morto por uma bala ao seu lado, e isso ela nunca conseguiu esquecer. A imagem e a arte de Vanja foi, então, sempre associada à resistência e à luta por liberdade. Fora isso, ela era uma artista de excepcional talento.



Como cantora, gravou o  primeiro LP em 1954. Esse LP da postagem de hoje é o terceiro de sua  carreira. Nele, ela apresentou canções inéditas, inclusive Opinião, de Zé Kéti, que depois ficou muito famosa na voz de Nara Leão.  Vale a pena ler, na contracapa, o texto de apresentação do disco e de Vanja Orico, escrito por Ary Vasconcelos, um dos maiores musicólogos que o Brasil já teve.


Lado A

01-Dandara (Jorge Ben)
02-Arunda (Carlos Lira – Geraldo Vandré)
03-Afoché (Dorival Caymmi)
04-A morte do Deus do sol (Roberto Menescal – Ronaldo Bôscoli)
05-Ascender as velas (Zé Keti)
06-É Lampa(Gabriel Migliori)

Lado B

01-Opinião (Zé Keti)
02-Maria Moita (Carlos Lira – Vinicius de Morais)
03-Sassaruê (Pernambuco – Marino Pinto)
04-Carroussel (Dulce Nunes – Ronaldo Bôscoli)
05-O Nordeste não se rende (Catulo de Paula)
06-Canção da tristeza (Catulo de Paula)




CLIQUE AQUI PARA BAIXAR





5 comentários:

Jerri disse...

Ola onde esta o link de download desse disco , o blog esta de parabens

Acervo Origens disse...

www.vinillivre.blogspot.com

Jerri disse...

Obrigado , sou colecionador e a tempos procurava esse LP , obrigado mesmo , procuro tbm pelo LP de Carolina Maria de Jesus , o Titulo do mesmo é Quarto de Despejo , se puder me ajudar agradeço.

Grande abraço

Unknown disse...

"Quarto de despejo" de Carolina Maria de Jesus, é um livro.
http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/a-escritora-favelada-que-brilhou-na-time-e-foi-elogiada-pelo-italiano-alberto-moravia

Veja aqui também:
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1127637/quarto-de-despejo

PROCURES disse...

Não, ela tem um LP também, com o mesmo título

http://www.radiobatuta.com.br/Episodes/view/563

Ouvi neste site, mas infelizmente também não encontrei para baixar/ comprar.