O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ritmos do Brasil com Carmélia Alves - Carimbó, Frevo, Maxixe, Canção (05/07/2011)

Esse é o segundo disco da Rainha do Baião postado aqui em nosso blog. O primeiro, Correndo o Norte, está disponível aqui, juntamente com um pequeno texto biográfico dessa talentosíssima cantora. O disco da postagem de hoje foi gravado em 1974, em um dos melhores períodos de sua carreira, em que ela gravava um LP atrás do outro. Carmélia faz um passeio pelas várias regiões brasileiras por meio dos ritmos musicais que as representam. Destaco a faixa 6 do Lado B, que tem um apanhado de clássicos do baião, e a interpretação de Carmélia demonstra porque ganhou o título de Rainha do Baião, e a faixa 4 do Lado A (Peguei um Ita no Norte, de Dorival Caymmi).
Atualmente, Carmélia está perto dos 90 anos, e vive no Retiro dos Artistas, casa voltada para amparar artistas idosos, mantida pelo ator e vereador Stepan Nercessian.  Ela ganha uma aposentadoria de aproximadamente R$ 700,00, que não era suficiente para sobreviver. Além disso, há uns 15 anos, Carmélia perdeu o marido, o também cantor Jimmy Lester, entrou em depressão, e, segundo ela, somente não deu fim à vida porque começou a freqüentar a igreja. No Retiro dos Artistas, ela não reclama da vida. Diz que é um paraíso, que lá ela tem todo o conforto. Embora tenha conhecido a glória no rádio, Carmélia prefere, hoje, assistir a TV. Ela sonha em gravar um DVD com suas grandes amigas, Ademilde Fonseca, Adelaide Chiozzo e Lana


Lado A

1-Eu vou girar - Carimbó
(Lobo-Agnaldo Alencar)

2-Paraiba feminina - Baião
(Hervê  Cordovil)

3-Frevorosamente - Frevo
(Nelsom Sampaio)

4-Peguei um Ita no norte - Carimbó
(Dorival Caymmi)

5-Chora viola chora – Arrasta-pé
(Venancio-Curumba)

6-Oração de São Francisco - Canção
(Musicada por Nelson Luiz- Omar Cardoso)

Lado B

1-Feitiço da Bahia – Maxixe
(Nelsom Sampaio)

2-Ao som do carimbó - Carimbó
(Nelsom Sampaio-Valéria Ramos )

3-Sem grilos - Frevo
(Caetano Veloso – Moacyr Albuquerque)

4-A saudade vai chegar - Baião
(Plínio Ricardo-Ana Paula-John King)

5-Sem amor não sei sambar - Samba
(Nelsom Sampaio-Augustinho Zaccaro)

6-Seleção de sucessos: Asa Branca (Humberto Teixeira-Luiz Gonzaga)
Sabiá lá na gaiola  (Hervê  Cordovil-Mário Vieira)
Esta noite serenou (Hervê  Cordovil)
Cabeça inchada (Hervê  Cordovil)
Joazeiro (Humberto Teixeira-Luiz Gonzaga)
Adeus, adeus morena (Hervê  Cordovil-Manézinho Araujo)
Saia de bico (João de Barro)
Trepa no coqueiro (Ary Kerner)
Qui nem jiló (Humberto Teixeira-Luiz Gonzaga)

2 comentários:

Abílio Neto disse...

Como é que se faz downoload do disco todo e não apenas de uma música?

Acervo Origens disse...

www.vinillivre.blogspot.com