quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Batucada Espetacular de escola de Samba (24/08/2011)

Olha aí mais um disco de samba didático, cujo objetivo é mostrar o samba, não como gênero, mas como ritmo, aos gringos. Sim, porque o subtítulo do disco é em inglês: Authentic Sounds of Native Percussion and Rythms from Brazil. Tem também um texto, tentando explicar o que é o samba, na contracapa, nas versões em português e inglês. Além disso, as músicas não têm letra, não têm harmonia (violão, cavaquinho) e também não têm melodia. É só a batucada mesmo. Todas elas são de autoria de Pepê, Chamego e Loló, que não sabemos quem eram e o que faziam. Um deles, certamente, tocava cuíca. Aliás, a cuíca nesse disco é algo impressionante. Ela fala o disco todo, é a solista do disco. Fora a cuíca, também é interessante identificar as diferentes levadas de samba que as baterias de escola de samba são capazes de realizar. O disco foi gravado pela Tapecar, uma gravadora reconhecidamente comprometida com o samba e com os sambistas. Então, a batucada é de altíssima qualidade. Vale a pena escutar, é uma verdadeira aula de samba.


Lado A

1-Esquentando o couro (Pepê, Chamêgo, Loló)
2-Cuica quente (Pepê, Chamêgo, Loló)
3-De leve (Pepê, Chamêgo, Loló)
4-Descendo o morro (Pepê, Chamêgo, Loló)
5-Vem chegando a escola (Pepê, Chamêgo, Loló)
6-Saindo da vila (Pepê, Chamêgo, Loló)

Lado B

1-Isso é samba (Pepê, Chamêgo, Loló)
2-Apito na quadra (Pepê, Chamêgo, Loló)
3-Tamborins de respeito (Pepê, Chamêgo, Loló)
4-Sapato desamba (Pepê, Chamêgo, Loló)
5-Já esquentou (Pepê, Chamêgo, Loló)

4 comentários:

Menu del dia disse...

muito bom Cacai! Será que poderias ripar o disco todo pra mim? Abraço do Markim. E mais, tô pesquisando de leve aqui no site para fazer umas sugestões de som pro programa, conforme combinamos. Abração

Paulinho disse...

olá amigo! fiquei com uma curiosidade: como você sabe que um dos autores das gravações nesse disco certamente tocava cuíca? agradeço desde já! grande abraço, paulinho.

Cacai Nunes disse...

Paulinho, foi uma brincadeira, pois o instrumento "solista" é a cuíca.
Está em todas as músicas, fazendo como se fosse a melodia da música.

Abraços

Paulinho disse...

rsrs!! valeu pelo retorno!