O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Orquestra de cordas dedilhadas de Pernambuco (16/09/2011)

A Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco foi criada por Cussy de Almeida na década de 1980, seguindo o ideário do Movimento Armorial, cuja inspiração eram os movimentos artísticos populares. Em Pernambuco, havia muitos excelentes músicos de cordas dedilhadas. Cussy juntou alguns dos melhores deles, e formou a Orquestra, misturando três violas sertanejas, três bandolins, cavaquinho, violão, percussões e contrabaixo.  Formavam a Orquestra: Adelmo de Oliveira Arcoverde, na viola de 10 cordas; Geraldo Fernandes Leite na percussão; Henrique Annes, no violão; Inaldo Gomes da Silva, na percussão; Ivanildo Maciel da Silveira, no bandolim; João Lyra, na viola; Marco Cesar de Oliveira Brito, no bandolim; Marcos Silva Araújo, no contrabaixo; Mário Moraes Rêgo, no cavaquinho; Nilton Machado Rangel, na viola de 10 cordas e Rossini Ferreira no bandolim. Esse disco foi produzido por Mauricio Carrilho e lançado pela Funarte em 1984. Trata-se de um registro histórico, com belíssimas canções e interpretações ainda melhores.  Destaco o baião Mourão, de Guerra-Peixe, pela linda interpretação.


Lado A

1-Cipó branco de Macaparana (Cussy de Almeida Neto)
2-Adeus dedilhas (Ivanildo Maciel-João Lira)
3-Pedra terra (Nilton Rangel-João Lira)
4-Mas sim, aí... (João Lira-Marcos Cesar de O. Brito)
5-Maracatú dedilhado (Nilton Rangel)
6-Lamento nordestino (Marcos da Costa S. Araújo)
7-Marcelinho no frevo (Ivanildo Maciel)

Lado B

1- Morte de um valente (Adelmo de Oliveira Arcoverde)
2- Gostosão (Nelson Ferreira)
3-Mourão (Guerra peixe)
4-Último dia (Levino Ferreira)
5-Terra nova (Henrique Annes)
6-Mayse (José Ursicino da Silva)

Um comentário:

Diego Lima disse...

música pernambucana é excelente, gostei do seu blog, estou adicionando ao meu, se puder fazer o mesmo eu agradeço, pretendo divulgar o que tenho sempre opinando e abrindo espaço pro pessoal opinar, o importante é somar pra termos cada vez mais espaços para disponibilizar cultura !

www.bandolinseafins.blogspot.com

Abraços !