O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rolando Boldrin - Rio-abaixo (23/09/2011)

Rolando Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra, São Paulo, em 1936. Com sete anos, ele já tocava a viola. Logo cedo, formou dupla com o irmão, e fazia pequenas apresentações em sua cidade e na rádio local. Em 1953, foi para São Paulo, para tentar a carreira artística. Em 1963, iniciou a carreira profissional, gravando com Lurdinha Pereira, que seria sua esposa depois. Ele ficou muito famoso por ser pioneiro como apresentador de programas de televisão dedicados à música caipira. Apresentou o Som Brasil, na TV Globo, Empório Brasileiro, no SBT e Empório Brasil na TV Bandeirantes. Além de ser cantor e contador de causos, ele participou de 25 novelas e 12 peças de teatro. O Acervo Origens já postou outro disco de Rolando Boldrin, disponível aqui. Rio-Abaixo é o quarto LP de Boldrin, dedicado, como todos os outros, à música caipira. Ele tem várias lindas composições do grande Raul Torres. De fato, uma preocupação constante de Rolando Boldrin é divulgar a música caipira e seus grandes intérpretes e compositores, a despeito do sucesso mercadológico da música brega sertaneja. Destaque para a divertida Futebol da Bicharada (Raul Torres; faixa 6, Lado A), e para a belíssima Eu, a Viola e Deus, de autoria de Rolando Boldrin 9faixa 4, Lado A).


Lado A

1- Marica Criolina (Florêncio)
2-Campo Grande (Raul Torres)
3-Promessa de violeiro (Raul Torres-Celino Levestem)
4-Eu, a viola e Deus (Rolando Boldrin)
5-Boiada cuiabana (Raul Torres) Declamação: Rolando Boldrin e Lurdinha Pereira
6-Futebol da bicharada
(Raul Torres) Participação de João Kleber na imitação da voz de Walter Abraão

Lado B

1-Carrêro Bão (Murilo Alvarenga-Diesis Gaia)
2-Quando meu peito
(Raul Torres) Parte declamada do livro “Um caboclo brasileiro” de “Catulo da Paixão Cearense”
3-Goianinha (Mariano)
4-Heroi sem medalha (Sulino)
5-Ingratidão da Conceição (Mariano)
6-Faca de ponta(Rolando Boldrin)

2 comentários:

Unknown disse...

Para seu conhecimento: Tentei o link, mas ele aponta para o disco do Manoelzinho Aboiador e não do Boldrin. Gostaria de baixá-lo se possível. Obrigada.

Cacai Nunes disse...

já corrigimos o link, Gisele.

Grato pelo alerta !

Abraço
cacai