O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ary Lobo - Quem é o Campeão (1966)

Eita !!!  
Agora que nós efetivamente estamos de volta, publicando discos inéditos, me sinto na obrigação de voltar a escrever pro Blog. Já tenho a colaboração da amiga e parceira Gabriela Tunes, mas não posso colocá-la no tronco, não é ? Ou posso ? Hehehehhe

Brincadeiras à parte, aqui vai uma das raridades do nosso universo forrozístico.


Ary Lobo - Quem é o campeão (1966)

Trata-se de um fantástico Lp de Ary Lobo e, com certeza, o disco mais excêntrico da trajetória deste paraense que tão bem cantou o Nordeste.


A sonoridade deste disco se aproxima muito do samba jazz, principalmente pela presença de uma banda formada por um piano, bateria, baixo acústico, violão, entre outros instrumentos. Aliás, é provável de termos neste disco, ainda, o Regional do Canhoto, pelo fato de ser mais um Lp da fase de Ary Lobo na gravadora RCA, onde ele lançou outros discos. Em algumas músicas, podemos ouvir a sanfona, o 7 cordas, o cavaco e a flauta.

É neste disco que temos a belíssima Pra evitar de lê lê lê, de Osvaldo Oliveira e Alexandre Mello e a balançada Vendedor de Sururu, de Jaime Silva e Neuz Teixeira. Inclusive, nos selos eles descrevem o ritmo de cada música. Esta última, é classificada como um sambaião. É balanço puro, móra ?
Enfim, é um disco fundamental para qualquer apreciador de música nordestina, até para quebrarmos paradigmas quanto ao que os intérpretes eram capazes de cantar. Neste Lp, Ary Lobo se mostra um cantor muito versátil e com um potencial incrível.

Bom proveito !!



LADO A

01- Terra de Ninguem
02- O canto do cardeal
03- Falaram tanto
04- Recordando a copa de 58
05- Fui batizado
06- Negô São




LADO B


07- Quem é o campeão
08- O vendedor de sururú
09- Mulher ciumenta
10- Sá Lica de Marajó
11- Pra evita de Lê-lê-lê
12- Deixa a onça passar



Um comentário:

J Thyme...kind disse...

Thank you.