O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

13 Lp's que não podem faltar num baile de forró, por Cacai Nunes (Forró de Vitrola)


Primeiramente, devo dizer que não estou elegendo o disco de fulano melhor que o disco do beltrano. Não !!! Não costumo fazer este tipo de avaliação.

Nesta seleção, tem desde os mais conhecidos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Marinês, como tem alguns pouco conhecidos do grande público (os forrozeiros xiitas e fissurinhas já os conhecem) como Jacinto Silva, Josa Vaqueiro do Sertão, Ary Lobo e Abdias dos 8 baixos.

Devo dizer que quando eu faço um baile do Forró de Vitrola (clique para curtir), eu levo mais de 100 discos no case. O baile dura, em média, 5 horas. Portanto, estou deixando muuuuuuitos discos e artistas de fora. Fiz aqui, uma seleção rápida de discos que nunca deixo de fora do baile. Muitos Dj’s sabem que, às vezes, levamos um disco conosco porque ele tem apenas (???) uma música que a gente vá tocar. Isso é um trampo, mas é aquela música que pode fazer a diferença. E nessa lista, isso acontece também.


           Aqui, escolhi os discos pelos artistas/intérpretes, sua representatividade dentro da música nordestina, pela época em que o disco foi gravado (o que gera uma diferença marcante na sonoridade) e, é claro, pelo repertório constante no disco. Se eu pudesse, faria uma lista de 100 discos ( não tenho esse tempo todo..heheheh), mas escolhi 13 por causa do Dia Nacional do Forró, 13 de dezembro, que já está chegando. 


           Pois bem, aqui vão meus 13 discos que não podem faltar no baile do Forró de Vitrola. Clique no nome do disco para ter acesso ao link.

* A ordem não tem relevância alguma. É apenas ordem alfabética


Bom proveito !!
Peço a gentileza de compartilharem o post nos botões abaixo


4 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado por fazer um trabalho com este. Esses são os verdadeiros tesouros da música braileira.

Anônimo disse...

Obrigado pelo presente!!

Anônimo disse...

Obrigado pelo presente!!

Unknown disse...

Quero agradecer pela oportunidade de termos essas relíquias disponíveis. Bonita iniciativa.