O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Saraiva e o mar

Texto: Gabriela Tunes 

O Acervo Origens tem o prazer de apresentar o formidável Luiz Saraiva dos Santos, também conhecido por Saraiva, o Rei do Sax-Soprano. O título de rei não é exagero, porque vocês ouvirão, nas gravações que seguem, o domínio que tinha do instrumento e sua inacreditável criatividade interpretativa. 

Saraiva nasceu em 8 de março de 1929, na cidade de Belo Monte, em Alagoas. Era filho de maestro, e sua família era toda de músicos. Saraiva mudou-se para a cidade de Santos ainda criança, e começou na música tocando cavaquinho. Rapidamente passou para o saxofone, e, na adolescência, trabalhava, de dia, no cais do porto de santos e, de noite, animando bailes de gafieira. Na primeira entrevista que fez na Rádio Clube de Santos, para tentar ser contratado, Saraiva deixou todo mundo de boca aberta quando começou a tocar, e foi imediatamente contratado. 


A partir dali, sua carreira deslanchou. Fez inúmeras turnês, e gravou mais de 30 álbuns e viajou o Brasil inteiro. Ele teve, também, uma casa de shows em Santos, chamada Recanto do Saraiva, que vivia lotada, atraindo, inclusive, visitantes famosos e ilustres.

Aqui, um belíssimo LP de 1968 contendo frevo, baião, choros, mambos e sambas.





Nenhum comentário: