O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Sobre o Blog

O Blog Acervo Origens é fruto do trabalho de pesquisa coordenado pelo violeiro Cacai Nunes, e que tem por objeto a música regional de Norte a Sul, o samba, o choro, as modinhas, a música caipira, o reisado, entre outras tradições. Voltado para a área de música, o Blog Acervo Origens democratiza o acesso a registros culturais em forma de áudio, vídeo.

Em 2001, Cacai Nunes começou a pesquisar sobre a música brasileira, tendo registrado horas e horas em áudio e vídeo algumas festas populares, como a Festa de São Sebastião – Trancoso/BA, o III Encontro de Folia de Reis do Entorno e DF em 2002, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em 2003. Entre 2005 e 2008, o músico produziu eventos em Brasília com foco na música regional brasileira, como a Festa Origens e o Forró Lorota Boa. Em janeiro de 2009, registrou manifestações culturais de dois povoados remanescentes de quilombos na Chapada Diamantina – BA: o Reisado do Povoado do Barro Branco em Rio de Contas e o Reisado do Povoado do Mulungu em Piatã, onde foi registrado também o encerramento da Festa de São Sebastião.

Com o acúmulo de material em anos de produção e pesquisas, Cacai sentiu a necessidade de disponibilizar este material de pesquisa e montou o Blog Acervo Origens em Setembro de 2006.

Inicialmente, o Blog entrou no ar divulgando os Lp`s de música brasileira que Cacai Nunes adquiria e, com o tempo, passou a disponibilizar vídeos exclusivos de suas andanças pelo Brasil.

É notável o interesse em (re)descobrir a música brasileira, suas origens e tradições. Vários são os Blog`s que se dedicam em divulgar a nossa música. O Blog Acervo Origens tem notoriedade e visibilidade como ferramenta de pesquisa, dentro do meio de Blog`s de música brasileira. É uma excelente fonte de pesquisa e consulta para músicos e demais interessados nesse segmento. Com visitas diárias vindas do mundo todo, o Blog Acervo Origens está na lista dos melhores Blogs em pesquisa musical do momento.

Bom Proveito !!

Um comentário:

Carlos Magno disse...

Olá amigo Cacai Nunes, tudo bem?
Belíssimo Blogger este seu, que reune informações interessantes da cultura brasileira. Meus sinceros aplausos pelo conteudo. Abraços.
Carlos Magno.