terça-feira, 12 de setembro de 2006

Viola de Queluz - Renato Andrade


1979 - Viola de Queluz


Falar de Renato Andrade é complicado. É muito som pra apenas um músico. Ele começou tocando violino e suas peças eruditas. Na década de 70 resolve tocar viola e se apresentar em salas de concerto do Brasil e do mundo de paletó e gravata, mostrando a viola caipira em diversas afinações: Cebolão, que é a mais comum, a Guitarra e Rio-Abaixo, sempre dominando os efeitos dos harmônicos como poucos.
Este é o segundo disco de sua carreira, tendo gravado o primeiro (A Fantástica Viola de Renato Andrade) em 1977.
Em Viola de Queluz mostra em suas composições, dissonâncias como na música "Ballet" na Roça e também na Viola de Cego (essa acompanhado por violão - e dedicada ao Maestro Guerra Peixe). Raízes Ibéricas apresenta uma viola com influências da música flamenca. As demais tem ligação forte com a música caipira, porém
com uma linguagem de virtuose (que é o que ele é mesmo !!!). O danado do Renato faleceu dia 30/12/05 e nos deixou sem dúvida, registros maravilhosos para este instrumento tão rico e brasileiro que é a Viola Caipira.
Curtam esse disco de música instrumental e bom proveito !!!



6 comentários:

Anônimo disse...

Legal a iniciativa do blog de colocar vinis que não foram lançados em CD. Esse disco do Renato Andrade é muito bom, como todos os outros do blog. Parabéns!

Flavio

Isabella disse...

PARABÉNS PELO BLOG!
PRIMEIRA VEZ POR AQUI.

GOSTARIA DE PEDIR-LHE, POR FAVOR, POSTAR NOVAMENTE ESSE CD DO RNEATO ANDRADE. TAMBÉM, OS OUTROS LINKS ESTÃO TODOS EXPIRADOS!

MUITÍSSIMO OBRIGADA!

Anônimo disse...

DA MELHOR QUALIDADE!
SE FOR POSSÍVEL POSTAR OUTROS
DISCOS DO RENATO...

VALEU!

Anônimo disse...

A primeira vez nunca se esquece... quando é boa!! E aqui está sendo ótimo. Tem um CD que não consigo de MANEIRA NENHUMA: É o de João Araújo: VIOLA URBANA. Ouví em Milho Verde(MG) e fiquei encantado. Será que conseguem???
Mozart(Ipatinga-MG)

Anônimo disse...

O link para baixar esse disco não está funcionando. Uma pena...

Cacai Nunes disse...

Link atualizado e funcionando.

Abraço
Cacai