O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tonico e Tinoco


1971 - Músicas do Filme A Marca da Ferradura

Dupla sertaneja formada por João Salvador Perez, o "Tonico" (São Manuel-SP,em 02 de março de 1917) e José Perez, o "Tinoco" (nascido em uma fazenda de Botucatu - SP, que hoje pertence ao município de Pratânia, em 19 de novembro de 1920), com certeza uma das maiores e mais marcantes duplas caipiras.
São responsáveis por gravações de grandes sucessos do gênero como Tristezas do Jeca, Canoeiro, Chico Mineiro, Moreninha Linda, Mourão da Porteira entre outros.
Com uma biografia de dar inveja, o espaço aqui fica pequeno pra tanta história.
Quem quiser saber mais sobre a dupla, acesse este link.
Deixo vocês com a trilha sonora do filme A Marca da Ferradura, filme dirigido por Nelson Texeira Mendes em 1969. O Lp é datado de 1971.

Dentre as canções, destaco "Corta-Jaca" de autoria da dupla com um toque de viola sensacional que lembra o pagode de viola, "Balada do Justiceiro" que é o tema do Filme A Marca da Ferradura, a bela moda "Fandango Mineiro" de Zé Carreiro e Carreirinho e o cururu "Aparecida do Norte" de Tonico e Anacleto Rosas Jr.

Bom Proveito



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR





Nenhum comentário: