O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Acervo Origens na Revista Bravo ! on Line



Lista de BRAVO!


A revista escolhe blogs e sites de pesquisadores com raridades da música nacional

Por Laila Abou Mahmoud

Loronix - O blog de ZecaLouro apresenta discos raros de todas as épocas da MPB. O site, um dos mais conhecidos dos internautas, é todo em inglês.

Kriola - Pixinguinha, Tim Maia, Elizeth Cardoso, músicas do Show Opinião, entre outras raridades da chamada pelo próprio blog de "música nega do cabelo duro" de todas as partes do mundo.

Original Pinheiros Style (OPS) - Erlon Chaves, Eumir Deodato entre outras raridades podem ser encontrados no blog, que não se restringe à música popular brasileira.

Cavalo 23 - Bola Sete, Nilze Carvalho e Carlos Cachaça são alguns dos que cavalgam pelo blog "eqüino" de música. Vale dar uma passeada pelos "estábulos recomendados", o link de favoritos. Indicações puro sangue.

Um que tenha - Com o lema "Pode escolher, desde que seja um que tenha", o site possui desde Quinteto Armorial tocando Astor Piazolla a Victor Assis Brasil tocando Tom Jobim.

Sacundinbenblog - Monsueto e uma compilação exclusiva dos funks de Roberto Carlos são boas pedidas no site cujo nome é uma referência à um clássico de Jorge Ben.

BR- Instrumental - Canhoto da Paraíba, Uakti, Toninho Horta e Rio 65 Trio podem ser recuperados por aqui.

Acervo Origens - Trio Chamego, Lorota Boa, Gordurinha e um rico acervo de forró e música do nordeste do país.

Sabadabada - Raridades da década de 70 como Luiz Eça e Quinteto Villa Lobos, além de trilhas sonoras como a de Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa, com uma capa psicodélica.

Nenhum comentário: