O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Beija-Flor e Rouxinol


É hora do desafio de emboladores aqui no Acervo Origens


Rapa de Pipa

Este Lp foi recém adquirido em viagem a Recife.
Não conhecia os dois repentistas, mas ouvindo o disco, foi uma ótima escolha.
Destaque para "Cuidado Cantor", "Farrape não" e "Paraná, Paraná" que é um verdadeiro desafio de cantadores.















Pesquisando na Net sobre os dois repentistas, achei este vídeo em que Beija-Flor se apresenta com outro repentista, Oliveira.
Estas imagens fazem parte do documentário "Nordeste: Cordel, Repente E Canção (produção de Tânia Quaresma, 1975)". Este também é o nome de um belo e raro LP com produção da mesma Tânia Quaresma e que conta com participação de Caju e Castanha (respectivamente com 12 e 7 anos), Cego Oliveira, Otacílio Batista, Zé Ramalho, Diniz Vitorino e outros.

Bom Proveito !





Um comentário:

er1 disse...

Salve Cacai!
Maninho, de tempos em tempos dou uma olhadinha no teu Blog, sempre com coisas muito boas, mas dessa vez vc se aprimorou, que raridade esse LP...
Tenho duas músicas do Beija-Flor cantando com um tal de Treme-Terra, que foram lançadas pela Marcus Pereira em uns LPs de Música brasileira, achei que não fosse achar mais nada com ele cantando...
Se puder postar mais coisas desse gênero vai ser bão d+! Vi uma aquisição nova tua, um LP do Pinto do Monteiro... Coisa fina.
Falou camarada, Abraços fraternos,
Eduardo