O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ely Camargo - 1983 - Cantigas do Povo - (03.09.2010)

Ely Camargo é cantora e compositora nascida em Goiás. Em 1962, mudou-se para São Paulo, e assinou contrato com a Rede Tupi (rádio e televisão).  Gravou o primeiro LP, Canções de minha terra, pela Chantecler, em 1966. Ela formou um rico acervo particular da música brasileira em suas viagens pelo Norte e Nordeste do Brasil, e hoje é considerada uma das mais fiéis e competentes intérpretes de música folclórica brasileira. Gravou 12 discos, além de uma série de compactos. Tem discos lançados em Portugal, África do Sul, Itália e Alemanha. Foi cantora e apresentadora de rádio. Atualmente, ela integra o conselho da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia GO, e produz e apresenta três programas semanais na Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás. São eles: Brasil de Canto a Canto, Ely Camargo Convida e Alma Brasileira. O que encanta nessa artista singular é o idealismo e o respeito que tem em relação à música popular, essa que não tem pretensões de fazer grande sucesso, mas que é essencial para o povo, porque é uma de suas expressões mais importantes.  Incutido desse respeito e compromisso, seu trabalho é de qualidade indiscutível. Esse disco que posto para vocês, gravado em 1983, quando Ely já tinha alcançado reconhecimento, recolhe cantigas típicas de vários folguedos de estados do Nordeste, Minas Gerais e Goiás. Destaco a participação especial da Banda de Pífanos de Caruaru em Puxada do Mastro de São Sebastião e, Cantiga de Mendiga.

1983 - Cantigas do Povo





Face A

1 - Reisado de Alagoas*                                           
 (Quatro Temas Maceió, 1973)                                                        

2 - Que noite tão bonita!*
 (Folia de Reis, Nova Resende, MG, 1979)                                                         

3 - Pastorinhas*
 (Seis temas. Pirenópolis, GO, 1973)

4 - Bendito de São José**
 (Virgem da Lapa – Tumtum – MG, 1974)

5 - Cantiga de Mendiga*
  (Palmeira dos Índios, AL, 1973)

6 - Deus te salve a casa santa *
 (Congos, quatro temas. Cidade de Goiás, 1973)

Face B

1- Puxada do mastro de São Sebastião*
   (Ilhéus, BA, 1981)

2 - Cantos para pedir chuva**
     (Dois temas, Araçuaí,MG,1980)

3 - 25 de Dezembro*
      (Folia de reis, Cidade de Goiás, 1973)

4 - Bendito de Santa Luzia*
  (Juazeiro do Norte, CE, 1980)

5 - Incelências
  (Cantigas de velório, quatro temas. Dois temas recolhidos por Frei Francisco Van Der Poel em Virgem da Lapa, Tumtum, MG, 1974. Dois temas recolhidos por Mário Ypiranga Monteiro , Amazonas)

6 - Adeus minha Lapinha**
(Canto de Beijar, Araçuaí, MG, 1980)

* Temas recolhidos e adaptados por: Ely Camargo.
**Temas recolhidos e adaptados por: Frei Francisco Van Der Poel. Ofm.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Nenhum comentário: