O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Os Tincoãs (05/08/2011)

A postagem de hoje é muito especial. Esse trio vocal, surgido na década de 60, fez um trabalho lindo e original inspirado na cultura negra brasileira. A maioria das músicas é autoral, mas eles conseguem uma sonoridade enraizada e, ao mesmo tempo, sofisticada, porque os arranjos e as execuções são perfeitos. Quem nunca ouviu nem ouviu falar, certamente vai se impressionar com a qualidade e com a beleza da música dOs Tincoãs. O grupo era formado, inicialmente, por Erivaldo, Heraldo e Dadinho, todos de Cachoeira, Bahia. O nome – Tincoã – deriva de uma ave do cerrado. Primeiramente, o grupo interpretava boleros e outros tipo de canções, sem sucesso. Em 1963, saiu Erivaldo e entrou Mateus. O grupo renovou o repertório, mergulhando fundo nos terreiros de candomblé, rodas de capoeira, de samba, e tudo o que produzisse som com cores africanas. Em 1973, gravaram um disco antológico, com músicas lindas e arranjos primorosos, cujo lançamento teve grande impacto.  Em 1975, a morte de Heraldo foi um baque enorme para o grupo. Ele foi substituído por Morais e, depois, por Badu, que participa desse disco que posto para vocês. Ele é o último gravado no Brasil, porque, em 1983, o grupo foi para Angola, permanecendo por lá até sua dissolução, em 2000, com a morte de Dadinho. Esse disco é muito bonito. Reparem nos arranjos vocais, que perfeição! Dou destaque para Cordeiro de Nanã, composição de Dadinho. Tem também Enterro da Iyalorixá, de autoria de Antônio Carlos e Jocafi, que, segundo a fala que tem no meio dela, deve ter sido composta para homenagear Maria Bibiana do Espírito Santo, uma Iyalorixá baiana muito importante. O disco também tem uns sambas incríveis, como Arrasta a cadeira e Deixa a baiana sambar. Tá aí um trabalho que não pode ser esquecido.


Lado A

1-Atabaque chora  (Mateus - Dadinho)
2-Lamento às águas (Adap. Mateus - Dadinho)
3-Canto de dor (Mateus - Dadinho)
4-Chão da verdade  (Mateus - Dadinho)
5-Romaria (Mateus - Dadinho)
6-Deixa a baiana sambar (Louvaim)

Lado B

1-Canto do Boiadeiro   (Adap. Mateus - Dadinho)
2-Enterro da Yalorixá  (Antonio Carlos - Jocafi)
3-Chapéuzinho vermelho  (Mateus - Dadinho)
4-Arrasta a cadeira (Mateus - Dadinho)
5-Cordeiro de Nana  (Mateus - Dadinho)
6-Acará (Mateus - Dadinho)


Na faixa Enterro de Yalorixá, texto falado por Adelzom Alves.
Na faixa Acará texto falado por Mateus Aleluia.

10 comentários:

Morena disse...

Que maravilha o trabalhos destes caras!
Obrigada pela postagem...se souberes mais, tenho interesse em cantar este tipo de som!

J Thyme...kind disse...

Many thanks.

J Thyme...kind disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito obrigado

Unknown disse...

muito obrigado

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Link quebrado..... Teria como colocar um novo pfvr??? Não consigo esse disco de forma alguma :(

Cacai Nunes disse...

Link atualizado, Krsna.

Grato pelo alerta !

Abraços

Evelin Torres Real disse...

Nossa faz parte da minha infância as músicas deles❤

Diogo Rosas disse...

Qualidade absurda... do início ao fim!

Aurélio Senra Bouzas Neto disse...

só quero fazer uma pequena coreçao no que estar escrito sobre Os Tincõas sou filho de uma das pessoas que criou o grupo que foi Heraldo e Erivaldo eu sou filho de Heraldo Bouzas e meu pai saiu do grupo no final de 1975, e morreu em 04/03/1977.