O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Canoeiro - Os grandes sucessos de Zé Carreiro e Carreirinho (12/08/2011)

Zé Carreiro, cujo nome é Lúcio Rodrigues de Souza, nasceu em 1922, em uma fazenda no município de Santa Rita do Passa Quatro. Adolescente, mudou-se para São Paulo, onde começou a cantar modas de viola. No final dos anos 40, conheceu Adauto Ezequiel, o Carreirinho. Sobre ele, há um episódio curioso: Adauto tinha ascendência alemã, e seu sobrenome seria Humziker. O escrivão achou o nome muito complicado, e acabou registrando o menino como Adauto Ezequiel. Em 1950, a dupla gravou, na Continental, o primeiro 78 rpm, com as músicas Canoeiro (cururu) e Ferreirinha (moda de viola). Permaneceram juntos até 1958, mas ambos fizeram carreira cantando em outras duplas. A dupla Zé Carreiro e Carreirinho é considerada uma das mais importantes da música caipira. Zé Carreiro faleceu em 1970 na cidade de São Paulo. Ele gravou mais de 50 discos de 78 rpm, dois compactos e alguns LPs. Carreirinho tem cerca de 1680 músicas de sua autoria gravadas. Ele é, juntamente com Raul Torres, Serrinha, Tinoco e Zé da Estrada, considerado uma das melhores vozes da música caipira. Carreirinho faleceu, aos 87 anos, em março de 2009. Esse disco, lançado em 1978, é uma coletânea de sucessos anteriores. Destaco a faixa 1 do Lado A (Canoeiro), e a faixa 1 do Lado B (Ferreirinha), por serem as primeiras músicas da dupla a serem gravadas.


Lado A

1-Canoeiro – Cururu (Zé Carreiro-Alocin)
2-A  morte do Carreiro – Moda de viola (Zé Carreiro -Carreirinho)
3-Boi Soberano – Moda de viola (Carreirinho-Izaltino Gonçalves de Paula- Pedro Lopes de Oliveira)
4-Pirangueiro – Cururu (Zé Carreiro)
5-Preto fugido – Moda de viola (Zé Carreiro)
6-Cruel destino – Moda de viola (Carreirinho)
7-Bombardeio-Moda de viola (Zé Carreiro-Geraldo Costa)

Lado B

1-Ferreirinha – Moda de viola (Carreirinho)
2-Saudades de Araraquara – Cururu (Zé Carreiro)
3-Duas cartas – Cateretê (Zé Carreiro-Carreirinho)
4-Flor proibida – Cateretê (Zé Carreiro-Carreirinho)
5-Sucurí - Cururu (Zé Carreiro-Ado Benatti)
6-Último adeus - Valseado (José Fortuna-Fernandes)
7-As três cuiabanas-Moda de viola (Zé Carreiro-Carreirinho)

Um comentário:

Unknown disse...

Meu pai era violeiro no tempo do Carreirinho. Tem muita música que está como fosse Composição dele mas é de meu pai. Esse Geraldo costa que aparece como parceiro na.musica bombardeio e primo de meu pai. Ele que levava as modas de meu pai para o Carreirinho. A música titio Inês, bombardeio e muitas são todas de autoria de meu pai Antônio Ribeiro, conhecido como Toninho da viola. Em tempo titio Inês passou a se chamar 3 cuiabanas. Em um dos primeiros Lps. Está a composição como de Geraldo costa.