O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cascatinha e Inhana - Rede de Tabôa (1960)

Se tem uma dupla caipira, seja ela atual ou antiga, que tenha bom gosto, ela se chama Cascatinha e Inhana. É de um refinamento pouco visto na música caipira. Tanto pelo repertório, pelos arranjos, mas principalmente, pelas interpretações deste incrível casal.

A colocação das vozes, as inversões nos duetos (ora um cantando a terça acima, ora a sexta abaixo) e a mudança de tonalidade maior para menor são de impressionar. Em se tratando de anos 50 já seria, imagine nos dias de hoje ! Ouçam Rede de Tabôa e entendam a complexidade musical dessa dupla.




Neste disco, que é o 3º da dupla, tem samba (Destino Traçado, de Suely - Bolinha), Xote gaúcho (Bombachudo, de Heitor de Barros), Toada (A saudade, do Capiba) e até baião (Joaninha, de Mário Vieira). Ou seja, ecletismo e bom gosto !

Certamente vocês vão perceber isso ao ouvir o disco por inteiro.

Bom proveito !



1960 - Rede de Tabôa

Lado A

01 - O direito de viver ( Motinha )
02 - Flor da saudade (Armando Neves)
03 - Remorso (Valsa)
04 - Rêde de Tabôa (Elpídio dos Santos)
05 - Flor do Outono (Antônio - Viana)
06 - Dona do meu coração (José Mendes  - Ercílio Consoni)

Lado B

01 - Meu passado (Roberto Stanganelli - Rodolfo Vila)
02 - Joaninha (Mário Vieira)
03 - Destino Traçado (Suely - Bolinha)
04 - Bombachudo (Heitor de Barros)
05 - Aliança (Antenor Bosco)
06 - A saudade (Capiba)




Um comentário:

Fabiano Favretto disse...

Só tenho que parabenizar este trabalho primoroso!
Obrigado por postar estas jóias
da música brasileira.

Grande abraço.