O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Danças e Instrumentos Populares de Goiás - 1979


1979 - Danças e Instrumentos Populares de Goiás

Mais um Lp da Discos Marcus Pereira. Desta vez enaltecendo a nossa cultura goiana. Baixem aí e conheçam a tradição musical do Estado de Goiás e seus instrumentos musicais. Tem Catira, Batuque, Banda de Couro ( ou Zabumba ), o Violeiro José Teodoro Campos solando Mazurca, Marcha, Valsa e o Canto da Inhuma.

Enfim...É a cultura brasileira em destaque aqui no Acervo Origens.



" Na busca de uma possível goianidade musical, encontramos - em medida inesperada - uma riqueza e uma pureza de manifestações e pessoas quase incompatível com nossos dias. Seria impossível reunir todas as experiências em apenas três discos. É trabalho para uma vida. Ou várias vidas.

Conseguimos, porém, apresentar uma visão de instrumentos, danças e músicas populares entre o povo de Goiás. E mais importante, isto quase sempre foi realizado através de manifestações ainda vivas, espontâneas e não cerceadas.

Estes discos representam o resultado do trabalho de algumas pessoas dedicadas ao
estudo da cultura popular. Mas também representam a conscientização de indivíduos que fazem tal cultura - e talvez tenha sido este o aspecto mais produtivo de todo o trabalho. E são eles - os pesquisadores e os artistas populares goianos - que falam sobre o material aqui reunido. "

Yara Marques - Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás Coordenadora, Diretora de Pesquisa e Produtora Exucutiva do Disco.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


Nenhum comentário: