O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Curraleira de Formosa (GO) - Vídeo


Agora, apresento com muito prazer e exclusividade uma das manifestações populares do Entorno do DF que mais me emociona e contagia musicalmente.

Trata-se da Curraleira. No Noroeste de Minas Gerais e Entorno do DF, as funções mais importantes relacionadas às Folias de Reis são o catira, a curraleira e o lundu. São diversões que, segundo alguns guias, fazem parte da folia, pertencem à devoção.

A Curraleira, ou "quatro", como é conhecida em algumas regiões, é dança complexa e de muitas variações. Os temas da cantoria são tirados de algum acontecimento curioso entre os foliões ou na própria comunidade. Além de violas, os dançadores tocam caixas e pandeiros.

No dizer dos foliões, "depois da obrigação da folia, vem a diversão".

Este vídeo foi filmado por mim em Mini VHS, durante o II Encontro de Folias de Reis do DF e Entorno em janeiro de 2002, no início da minha trajetória como violeiro e pesquisador, registrando mais de 6 horas em vídeo das mais diversas manifestações ligadas às Folias de Reis, como Catira, Lundu e Curraleira. No ano seguinte iria trabalhar na produção deste mesmo evento, passando a conhecer mais ainda este universo musical e religioso e seus devotos.

Bom Proveito

Cacai







Nenhum comentário: