O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 20 de março de 2009

João do Pife



1982 - O Rei do Pife

João Bibi dos Santos, conhecido como João do Pife era considerado um gênio na arte de tocar o pífano.  Filho de agricultores, João do Pife aprendeu a tocar pífano ainda criança, quando ajudava os pais nas lavouras de fumo, em Arapiraca. Dono de uma musicalidade ímpar e autodidata, o menino logo começou a ganhar fama e a ser reconhecido pelo talento. 


Do final da década de 1960 até o final da década 1980, João do Pife viveu a fase áurea de sua carreira, realizando shows por todo o Brasil, acompanhando o humorista Coronel Ludogero e tocando com artistas de renome como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

João do Pife, morreu na Santa Casa em Maceió, no dia 06 de fevereiro de 2009, vítima de falência múltipla dos órgãos
* Textos retirados dos sites Alagos em tempo Real e Alagoas 24 horas.
Neste Lp lançado em 1982, João mostra suas músicas ao lado de Zé Cupido e seu Conjunto que também são os responsáveis pelos arranjos.
Destaque para "Veja o que é bom" e "Eu te quero Niza". É forró quente pra botar pra dançar !

Bom proveito !


Nenhum comentário: