O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Camarão - 1984 - A Bandinha do Camarão - (15.09.2010)

A postagem de hoje é especialíssima. 

Trata-se do fascinante sanfoneiro Reginaldo Alves Ferreira, conhecido como Camarão. Ele nasceu em Fazenda Velha, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, em 1940. Embora tenha aprendido as primeiras notas na sanfona com seu pai, considera Luiz Gonzaga, que conheceu com 18 anos, seu grande mestre. Logo depois, fundou a Bandinha do Camarão, o primeiro grupo de forró do Brasil, pioneiro na mistura de instrumentos de sopro metálicos com o tradicional tripé formado por sanfona, triângulo e zabumba. 

Esse disco traz, além da performance impecável do Camarão, as seguintes participações especiais: Risomar, nas faixas “Menina do sertão”, de Camarão, e “Puxa o fole Zé” de Onildo Almeida; Áurea Lane na faixa “Namoro moderno” de Paulo da Hora; de Marinês na faixa “Bananeira mangará” de Janduhy Finizola; e do Trio Nordestino na faixa “Na emenda”, de Manoel Euzébio e Juarez Santiago. Camarão é, merecidamente, Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Governo de Pernambuco, em 2002.


1984 - A bandinha do camarão

Lado 1

1-      Gostosinho (Camarão)
2-      Menina do sertão (Camarão – part. Especial de Risomar)
3-      De recife a Salvador (Camarão)
4-      Sem segredo (Camarão)
5-      Pot-pourri (pelo telefone- Donga, Mauro de Almeida/  Jura – Sinhô/  Dorinha meu amor – José Francisco de Freitas

 Lado 2

1-      O tema é nordeste (Camarão)
2-      Namoro moderno (Paulo da Hora – part. Especial de Áurea Lane)
3-      Pot-pourri (Bananeira mangará-Janduhy Finizola part. Especial de Marines e sua gente/  Puxa o fole Zé – Onildo Almeida part. Especial de Risomar/  Na emenda – Manoel Euzébio e Juarez Santiago part. Especial do Trio Nordestino
4-      Tá rabufado (Camarão)
5-      Entre Amigos (Camarão)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


2 comentários:

Unknown disse...

Olá. Este link está quebrado. Teria como fazer novo upload? Conheci recentemente a música do Mestre Camarão e quero ouvir tudo o que for possível.

Abraço

Acervo Origens disse...

obrigado pelo alerta !

link corrigido

Abraços