O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mario Zan e Seu famoso Acordeon (11/05/2011)

Mario Giovanni Zandomeneghi nasceu em Roncade, em Veneza. Apesar de italiano, Mário Zan é um dos sanfoneiros mais importantes do Brasil. Aos quatro anos de idade, veio com a família morar em Santa Adélia, no interior de São Paulo. Aos 12 anos, ele já era um virtuose do acordeon, e foi morar na cidade de São Paulo. Lá, aos 13 anos, iniciou sua carreira profissional, que durou mais de 70 anos. Ele gravou 300 discos 78 rpm, 110 LPs e mais de 50 CDs. Ele foi autor de grandes sucessos, gravador por artistas como Roberto Carlos e Almir Sater. Entre eles, podemos destacar Segue Teu Caminho, Chalana, Festa na Roça, Bicho Carpinteiro, Trem de Ferro, Nova Flor - mais conhecida como Os Homens Não Devem Chorar - e Quarto Centenário, feita em homenagem ao aniversário de São Paulo. Essa música vendeu 1 milhão de cópias, número maior do que a quantidade de vitrolas que existiam no país, e se transformou em um marco na discografia nacional. Mário Zan é também o rei da festa junina. Até hoje ele vende dezenas de milhares de discos nos meses de maio, junho e julho. Além das mais de 30 composições juninas, Mário Zan gravou também as famosas marcações para quadrilha (que são discos em que o próprio Mário Zan gravou locuções vocais ensinando como se organiza uma quadrilha, e coordenando a dança do começo até o fim, enquanto debulha a sanfona). Quanto a ser chamado de Rei da Quadrilha, ele mesmo não gostava, dizendo, com muito bom humor, que parecia coisa de mafioso. Se não era o Rei da Quadrilha, ele foi coroado, por ninguém menos do que Luiz Gonzada, o Rei da Sanfona. Ele faleceu em 2002, mas continua presente enquanto existirem as festas de São João.


Lado A

1-Limpa banco-Choro (Mario Zan)
2-Fritz na gafieira-Polca (Mario Zan)
3-Segredos de amor-Valsa (J.M. Alves – Mari Silva)
4-Vai por mim-Maxixe (Mario Zan)
5-Sai dessa-Polca (Mario Zan – Messias Garcia)
6-Santos Dumont-Dobrado (Mario Zan)

Lado B

1-Só para você-Bolero (Mario Zan)
2-Quarto centenário-Dobrado (Mario Zan – J.M.Alves)
3-Velhos tempos- Mazurca (Armandinho)
4-Samba da saudade-Samba (Mario Zan – Angelo Reale)
5-Falando de amor-Choro (Mario Zan)
6-Boneca cobiçada-Bolero (Biá – Bolinha)

3 comentários:

Mauro Sérgio Crestani disse...

Uai, cadê os links pra baixar?

Livio disse...

Oi, como eu faço pra baixar esse? Não to achando o link. Tem outros tb que eu me interesso mas nao acho como baixar. Tem como dar uma mão? Desde já, grato por tudo. Abs.

Cacai Nunes disse...

Link atualizado !

Grato !