O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Máximo de Sucessos (21/07/2011)

O título desse LP, lançado em 1973, realmente condiz com seu conteúdo. Ele traz artistas que estiveram na crista da onda dos idos anos 1970. Os quase quarenta anos que nos separam do lançamento dessa coletânea podem fazer-nos acreditar que, de fato, os sucessos daquela época tinham substância, porque não foram sucessos de uma estação, um ano ou uma década. Eles permanecem, até hoje, como grandes canções da música brasileira. Mas pesquisando o acervo do grande jornalista musical Aramis Millarch, entendemos que o fato de tão boas músicas estarem reunidas em um LP-coletânea se deve ao esforço da Phonogram, a gravadora responsável por esse trabalho, em possuir no cast artistas de verdadeira qualidade musical.

A seguir, transcrevo um trecho do texto de Aramis Millarch: A Phonogram vem conseguindo um verdadeiro milagre em matéria de disco-antologia de sucessos do trimestre. A sua série "Máximo de Sucessos", ao invés de ser, como acontece na maioria das séries de outras fábricas, uma insonsa e medíocre fusão de músicas comuns que, por razões que o bom gosto desconhece, atingem os primeiros lugares das paradas, é, na verdade uma boa amostragem dos trabalhos mais recentes de nomes representativos da nossa MPB. E com isso pode-se chegar a conclusão de que o gosto do público consumidor está melhorando, pelo menos em relação aos artistas do catálogo nacional da Phonogram, etiqueta que é muito restritiva em relação aos seus contratados: prefere ter poucos mas bons (ao menos em venda) em seu elenco tupiniquim. (Fonte: http://www.millarch.org/artigo/os-bons-sucessos). Pois é, Millarch nos ensina que o lixo musical não é novidade, e que, então, viva as boas gravadoras. O disco, repleto de sucessos, é uma delícia de ouvir. O destaque fica para Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, interpretada por Elis Regina, porque Elis e Pixinguinha são destaques em qualquer tempo e lugar.


  Lado A

        01- Ouro de Tolo – Raul Seixas
   (Raul Seixas)

        02-Esse cara – Maria Bethania
   (Caetano Veloso)

        03-Cala a boca Zebedeu – Sergio Sampaio
         (Maestro Raul G. Sampaio)

        04-Lá vem Salgueiro – Jorge Ben
  (Jorge Ben)

       05-Trem das onze – Gal Costa
    (Adoniram Barbosa)

       06- Só quero um xodó – Gilberto Gil
        (Dominguinhos-Anastácia)

      07-Estácio, Holly Estácio – Luiz Melodia
  (Luiz Melodia)

  Lado B

 01-Carinhoso - Elis Regina
       (Pixinguinha-João de Barro)

 02-Orgulho de um sambista – Jair Rodrigues
(Gilson de Souza)

 03-Último pau de arara - Fagner
 (Venâncio-Corumba-J. Guimarães)

 04-Quero de volta o meu pandeiro – Ivan Lins
 (Ivan Lins-Ronaldo Monteiro de Souza)

 05-Desafio - Alcione
 (Luiz Américo-Bráulio de Castro-Clovis de Lima)

 06-Tudo se transformou – Caetano Veloso 
 (Paulinho da Viola)     

  07-A velhice da porta - Bandeira
        (Eduardo Gudin-Paulo Cesar Pinheiro)      



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


Um comentário:

Unknown disse...

Excelente post.... Teria os outros?!?! Um grande abraço