O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Paulinho da Viola - Foi um rio que passou em minha vida (22/07/2011)

Paulinho da Viola é um instrumentista, cantor e compositor de samba, daqueles nascidos no seio da roda de samba, que conviveu com chorões e sambistas desde a mais tenra idade, de forma que a tradição do samba corre em suas veias (comentários sobre a biografia de Paulinho da Viola estão aqui, em outra postagem de nosso blog). Mas, diferentemente dos sambistas mais velhos, que lhe ensinaram tudo, Paulinho começou sua atuação profissional em outra época, depois que a bossa-nova e o tropicalismo já estavam na crista da onda. Mas, diferentemente dos compositores e músicos contemporâneos seus, ele não abandonou o samba para dedicar-se à bossa-nova, ao rock ou ao tropicalismo. Ele seguiu fazendo seus belíssimos sambas tradicionais, incorporando, da bossa-nova e do tropicalismo, apenas aquilo que lhe interessava. Assim, coerentemente com o contexto político de sua época, sua música era engajada, embora conseguisse manter a estética poética do samba; assim, ele se manteve isento de contaminações e modismos, mas não deixou de ser atual.
Os sambas de Paulinho da Viola, de harmonia e melodia simples, caracterizados pela batida tradicional da percussão, encontram sua melhor expressão nesse LP “Foi Um Rio que Passou em Minha Vida”, que nosso blog posta hoje. A canção que dá nome ao disco (Faixa 6 do Lado A) é seu maior sucesso até hoje. Ela foi feita como declaração de amor à Portela, sua escola do coração. O disco tem instrumentação típica do samba, embora, em alguns momentos, apareçam arranjos de orquestra, coisa comum nas gravações da época. A maioria das músicas é de autoria de Paulinho da Viola, à exceção de duas, dentre as quais merece destaque a linda Meu Pecado, de Zé Kéti.


Lado A

01-Para não contrariar você (Paulinho da Viola)
02-O meu pecado (Zé Keti)
03-Estou marcado (Paulinho da Viola)
04-Lamentação (Mauro Duarte)
05-Mesmo sem alegria (Paulinho da Viola)
06-Foi um rio que passou em minha vida (Paulinho da Viola)

Lado B

01-Tudo se transformou (Paulinho da Viola)
02-Nada de novo (Paulinho da Viola)
03-Jurar com lágrimas (Paulinho da Viola)
04-Papo furado (Paulinho da Viola)
05-Não quero você assim (Paulinho da Viola)



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR



Nenhum comentário: