O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sábado, 4 de agosto de 2012

Show de Cacai Nunes e Cláudio Rabeca - Terça 07 de agosto

O violeiro Cacai Nunes convida Cláudio Rabeca para show em única apresentação. No dia 07 de agosto, às 20h, no Teatro SESC Garagem. Os músicos se unem para apresentar músicas regionais, mesclando o som genuíno da viola com a autenticidade da rabeca, através de composições próprias e de grandes mestres populares. O repertório do espetáculo será composto de músicas de Cacai Nunes, de Cláudio Rabeca e interpretações de Gordurinha, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Os músicos já são amigos de longa data. Cacai e Cláudio já se apresentaram juntos em Recife (PE) e em Garanhuns (PE), pelo Projeto Duos. Em abril deste ano, os dois músicos também se juntaram em apresentação no Theatro Municipal de Pirenópolis, no show que fez parte da turnê “Luz do Baião”, projeto realizado por Cláudio Rabeca.
Assistam aos músicos tocando Flor de Peregum, de Cacai Nunes, neste vídeo: http://youtu.be/Al6a45vntg0


Cacai Nunes
Pernambucano criado em Brasília, Cacai Nunes iniciou seus estudos de viola caipira em 2001 e, através de uma linguagem contemporânea, compôs trilhas sonoras para teatro, cinema e vídeos institucionais. Após lançar o álbum O Avesso, em 2006, representou o Brasil em festivais de músicas em países como Estados Unidos, Espanha, França e Holanda, Mali, Argélia, Suíça e Colômbia. Possui um site com base na sua pesquisa de música popular brasileira (www.acervoorigens.com) e apresenta o programa Acervo Origens, na Rádio Nacional Brasília FM (96,1mhz). Atualmente, é DJ do projeto Forró de Vitrola e se apresenta em parceria com os músicos George Lacerda e Vavá Afiouni, além de preparar seu segundo CD, que também contará com a participação de Cláudio Rabeca, tendo como base a música dos terreiros de candomblé.

Ouça Músicas de Cacai Nunes
http://soundcloud.com/cacai-nunes

Cláudio Rabeca
“Potiguar radicado em Recife”, cresceu vivenciando de perto os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande do Norte. Encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais e artísticos. Músico profissional desde 1999, canta e toca instrumentos de cordas, como rabeca, viola de 10 cordas, violão, guitarra e também percussão popular. Cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda desde 2005, Cláudio Rabeca é um artista que vem se destacando no cenário da música pernambucana.

Ouça Músicas de Cláudio Rabeca
http://www.myspace.com/claudiorabeca

Viola e Rabeca
Trazida pelos portugueses durante a colonização, a viola é associada à cultura do interior do país e vem conquistando público nos centros urbanos. A rabeca é um instrumento rudimentar de origem árabe, também trazida ao Brasil pelas mãos de portugueses e é, usualmente, utilizado nos folguedos populares, muito difundida entre músicos de Pernambuco.


SERVIÇO
Show: Cacai Nunes convida Cláudio Rabeca (PE)
Teatro SESC Garagem - W4 Sul 713/913, Lote F
Quando: 07 de agosto às 20:00h
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Informações (61) 8130.0594 / (61) 9545.2662
Ingressos Antecipados: Musical Center Sebo de Discos - 215 norte
Fone: 3274-0763


Nenhum comentário: