O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Ponteados de Viola - SP


Ponteados de Viola - SP

A viola caipira desponta como um dos instrumentos mais importantes da música popular tradicional das regiões sudeste e centro-oeste do Brasil, fazendo-se presente nos cururus, catiras, fandangos, danças de Santa Cruz, de São Gonçalo e modas de viola, entre outras manifestações. A viola caipira não funciona apenas como acompanhamento e diversos violeiros notabilizaram-se como solistas.

A série Documentário Sonoro do Folclore Brasileiro apresenta, neste disco, uma pequena amostra da ocorrência da viola na música do interior paulista, através do artista Antônio Baptista Camargo, de Sorocaba, violeiro com extraordinária vivência musical.

A Face A inclui um exemplo de catira, onde se destaca o sapateado com botas especiais para dança cujas esporas tês soalhas de metal, e a cana-verde, dança tradicional de origem ibérica, que se difundiu no Brasil com diversas variantes de letra, música e coreografia. A Face B inclui três ponteados (solos) de viola de autoria de Camargo, que explora com desenvoltura as possibilidades sonoras de seu instrumento, uma viola de regra inteira, fabricada artesanalmente.

Tanto na qualidade de conhecedor e cultor da tradição, músico que participa ativamente das festas populares de Sorocaba, quanto na de criador individual e solista, Camargo não demonstra apenas sua habilidade como violeiro. Mais do que isto, ele vem mostrar, mais uma vez, como, na arte da música, tradição e inovação alimentam-se mutuamente e convivem sem prejuízo.

As gravações foram realizadas em Sorocaba, em 1981, pelos professores Aloysio de Alencar Pinto e Maria de Lourdes Borges Ribeiro, deste Instituto, durante uma pesquisa sobre o fandango paulista.

Amália Lucy Geisel
Diretora do INF

* Texto extraído da contra-capa do LP

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Nenhum comentário: