O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Arthur Moreira Lima - Com licença...

1982 - Com Licença...

Este disco está digitalizado há um bom tempo e já deveria ter sido publicado anteriormente.
Até já participou da primeira edição do Programa Acervo Origens
e só agora está por inteiro aqui. 

Aqui ele mostra composições de Chiquinha Gonzaga (Gaúcho), Pixinguinha (Carinhoso), Aristides Borges (a bela valsa Subindo ao Céu), Seresta Sertaneza (Elomar) e como não podia deixar de citar Eduardo Souto com a belíssima Despertar da Montanha.

" Este disco é uma colcha de retalhos, como tem sido a minha atividade na MPB. Começando em 1975 com a gravação de um LP duplo de tangos, valsas e polkas de Ernesto Nazareth, essa participação tem aumentado gradativamente.
Morando quase 20 anos no exterior, fui obrigado a afastar-me de muitos dos nossos valores culturais, enquanto solidificava uma carreira internacional de pianista clássico. 
Evidentemente, mesmo quando está fazendo música popular, um artista clássico não se desprende totalmente da linguagem que aprendeu e usou a vida inteira. "

Palavras de Arthur Moreira Lima retiradas de texto da contra-capa do Lp que também tem um texto de Mario de Aratanha, que produziu o disco pela gravadora Kuarup. 
Alías, falando em Kuarup, recentemente a gravadora fechou as portas ante a crise do Cd e toda a expansão do download na Internet.

Realmente uma pena uma gravadora como essa ter que se sair do mercado.  E pensar que lançou tantos discos. Só pra citar alguns: Cantoria - Elomar, Xangai, Vital Farias e Geraldo Azevedo, Sivuca - Pau Doido, Pena Branca & Xavantinho e Renato Teixeira - Ao vivo em Tatuí, Consertão - Elomar, Paulo Moura, Arthur Moreira Lima e Heraldo do Monte ( incrível !!! ), entre outras pérolas.

Vejam texto publicado no Estadão no dia 20.01.09


Gravadora Kuarup fecha as portas depois de 30 anos

Por ela foram lançados discos com músicas do Clube do Choro, Adorinam Barbosa e Tom Jobim  
Jotabê Medeiros, de O Estado de S. Paulo 

SÃO PAULO - Após mais de três décadas de atividade, a gravadora independente carioca Kuarup Discos, que lançou discos com músicas do Clube do Choro, Quarteto Bessler, Oswaldinho do Acordeon, Adoniram Barbosa, Tom Jobim, entre outros, anunciou em seu site oficial que está encerrando suas atividades. A empresa atribui à crise do modelo de venda de produtos físicos de música (CDs e DVDs) o seu fechamento. No site oficial, há uma nota sucinta.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:
Depois de 31 anos dedicados à melhor música brasileira, a gravadora independente carioca Kuarup Discos decidiu encerrar suas atividades nesta virada de ano.

Ao longo dos últimos anos, as vendas de produtos físicos sofreram queda vertiginosa, nem de longe compensada pelas vendas por download da internet. Entendemos que a crise do CD é irreversível e tornou inviável nosso modelo de negócio, inteiramente calcado na produção e comercialização de música de qualidade.

Agradecemos aos nossos funcionários, representantes, amigos, clientes e fornecedores, e sobretudo aos nossos artistas, que continuarão a carregar a bandeira desta música brasileira que ajudamos a divulgar durante todos estes anos.

Kuarup Produções Ltda/ Kuarup Discos

Aproveitem o que este disco tem de bom e viva a Kuarup !!!!

Nenhum comentário: