O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto Um Brasil de Viola




Olá amigos

Já está no ar o Blog do Projeto UM BRASIL DE VIOLA – Tradições e Modernidades da Viola Caipira - www.umbrasildeviola.blogspot.com - , coordenado pelo violeiro e produtor Cacai Nunes, que também é responsável pelo blog Acervo Origens.

O Projeto tem como missão retratar o Brasil que toca Viola Caipira. O sertão, a cidade. O Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e o Sul. A equipe está visitando várias regiões do país a fim de registrar e documentar mestres, aprendizes, estudiosos que perpetuam a arte de pontear este belo instrumento musical. Desse modo, servirá como ponto de encontro virtual, onde mestres e aprendizes poderão trocar conhecimentos, fortalecendo a comunidade de violeiros que se encontra espalhada pelo território brasileiro.

Além disso, o Blog disponibiliza informações sobre antigas tradições do instrumento, a magia que o envolve, sua ligação com o homem e a natureza, as formas rústicas e artesanais de construção, seus mestres, a tradição oral no sertão brasileiro. Tudo isto, correlacionando com um novo jeito de tocar viola, com instrumentistas que se destacam por composições contemporâneas, professores violeiros que ensinam em Escolas de Música e modernas formas de lutheria (fabricação de instrumento com mais requinte).

No blog, vocês podem assistir a vídeos com depoimentos, toques tradicionais, músicas, entrevistas com mestres do sertão, professores, músicos, alunos que fazem do instrumento a sua maior forma de expressão. Podem também fazer download de músicas executadas pelos violeiros registrados. Todo material está sendo devidamente catalogado e aos poucos sendo disponibilizado no Blog http://www.umbrasildeviola.blogspot.com/ que servirá de Diário do Projeto, permitindo comentários de visitantes e estabelecendo uma interatividade contínua durante a execução do Projeto.

Este projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares.

Visitem-nos e deixem seus comentários.

Abraço
Equipe Acervo Origens





Um comentário:

Marcos França disse...

Exelente iniciativa Cacai! Reproduzi essa postagem lá no Cultura Nordestina. Grande abraço!