O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Luiz Gonzaga - 1968 - O Sanfoneiro do Povo de Deus (21.09.2010)

O Rei do Baião nasceu em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, no interior de Pernambuco. Como todo mundo sabe, Luiz Gonzaga foi o principal divulgador do baião para o Brasil e para o mundo. Sua importância não tem como ser medida, não há palavras que dêem a dimensão do que significou Luiz Gonzaga para a música brasileira. 

Esse disco, de 1968, foi lançado no ano em que Luiz Gonzaga passou a ser reverenciado pelos jovens compositores e intérpretes da música brasileira, dentre os quais Gilberto Gil e Caetano Veloso.  Pelo grande prestígio que dispunham estes artistas, principalmente entre as elites brasileiras, tal divulgação foi muito importante para universalizar a música de Luiz Gonzaga.  Nesse disco, ele gravou músicas de cunho místico e espiritual, a maioria de outros compositores. Reparem nas letras, e terão uma idéia de como o povo nordestino lida com a espiritualidade. Tem até uma ode ao jumento (Jumento Nosso Irmão), essa sim, de autoria do Luiz Gonzaga, enaltecendo esse animal tão típico do sertão nordestino. E se ele quis louvar o que é sagrado, ele mostra que dançar, para o povo nordestino, é mais do que sagrado, porque o disco é forró para ninguém botar defeito.



LUIZ GONZAGA O SANFONEIRO DO POVO DE DEUS
  
         Lado A
  
1-      Beata mocinha (Manezinho Araújo – José Renato)
2-      O jumento é nosso irmão (Luiz Gonzaga – José Clementino)
3-      Ave Maria sertaneja (Julio Ricardo – O. de Oliveira)
4-      Meu Pageú (Luiz Gonzaga – Raymundo Granjeiro).
5-      Baião da penha/Viva o rei (David Nasser – Guio de Moraes/José Amâncio – Zé Gonzaga)

 Lado B 

1-      Louvação a João XXIII (Nertan Macedo – Monsenhor morão)
2-      Rainha do mundo (Ary Monteiro – Julio Ricardo)
3-      Padroeira do Brasil (Luiz Gonzaga – Raymundo Granjeiro).
4-      Padre sertanejo (Pantaleão – Helena Gonzaga)
5-      Bença Mãe (Bob Nelson)
6-      Boiadeiro (Armando Cavacalnte – Klecius Caldas)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


2 comentários:

samuca62 disse...

Olha, a capa original é bem diferente dessa daí. É toda vermelha, mostra a foto em cores de uma igreja e, embaixo, tem a relação das músicas. Pode ser vista no site www.luizluagonzaga.com.br

Acervo Origens disse...

sim, amigo Samuca

esta capa é de um relançamento do disco original.

abraços