O Rei do Baião nasceu em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, no interior de Pernambuco. Como todo mundo sabe, Luiz Gonzaga foi o principal divulgador do baião para o Brasil e para o mundo. Sua importância não tem como ser medida, não há palavras que dêem a dimensão do que significou Luiz Gonzaga para a música brasileira.
Esse disco, de 1968, foi lançado no ano em que Luiz Gonzaga passou a ser reverenciado pelos jovens compositores e intérpretes da música brasileira, dentre os quais Gilberto Gil e Caetano Veloso. Pelo grande prestígio que dispunham estes artistas, principalmente entre as elites brasileiras, tal divulgação foi muito importante para universalizar a música de Luiz Gonzaga. Nesse disco, ele gravou músicas de cunho místico e espiritual, a maioria de outros compositores. Reparem nas letras, e terão uma idéia de como o povo nordestino lida com a espiritualidade. Tem até uma ode ao jumento (Jumento Nosso Irmão), essa sim, de autoria do Luiz Gonzaga, enaltecendo esse animal tão típico do sertão nordestino. E se ele quis louvar o que é sagrado, ele mostra que dançar, para o povo nordestino, é mais do que sagrado, porque o disco é forró para ninguém botar defeito.
LUIZ GONZAGA O SANFONEIRO DO POVO DE DEUS
Lado A
1- Beata mocinha (Manezinho Araújo – José Renato)
2- O jumento é nosso irmão (Luiz Gonzaga – José Clementino)
3- Ave Maria sertaneja (Julio Ricardo – O. de Oliveira)
4- Meu Pageú (Luiz Gonzaga – Raymundo Granjeiro).
5- Baião da penha/Viva o rei (David Nasser – Guio de Moraes/José Amâncio – Zé Gonzaga)
1- Louvação a João XXIII (Nertan Macedo – Monsenhor morão)
2- Rainha do mundo (Ary Monteiro – Julio Ricardo)
3- Padroeira do Brasil (Luiz Gonzaga – Raymundo Granjeiro).
4- Padre sertanejo (Pantaleão – Helena Gonzaga)
5- Bença Mãe (Bob Nelson)
2 comentários:
Olha, a capa original é bem diferente dessa daí. É toda vermelha, mostra a foto em cores de uma igreja e, embaixo, tem a relação das músicas. Pode ser vista no site www.luizluagonzaga.com.br
sim, amigo Samuca
esta capa é de um relançamento do disco original.
abraços
Postar um comentário