O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tambor de Mina da Casa Fanti Ashanti - 1991 - Cura e Baião (23.09.2010)

A Casa Fanti-Ashanti localiza-se em São Luís, Maranhão. 
É uma casa de candomblé da nação Jeje-Nagô, fundada em 1954, e que mantém a tradição desde sua fundação.  Os Fantis e os Ashantis eram povos da antiga Costa do Ouro, na África, onde atualmente está a República de Gana. 
 O Tambor-de-Mina, ou simplesmente Mina, é uma denominação da religião afro-brasileira, surgida no Século XIX, na capital maranhense, onde continua muito presente. Além de muito difundida no Pará, é encontrada em outros Estados do Norte e do Nordeste, e em grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, para onde foi levada, principalmente, por migrantes do Maranhão e do Pará.

 Esse disco que posto para vocês é fruto de um vasto estudo, realizado pela pesquisadora Mundicarmo Ferretti, sobre as religiões afro-brasileiras na capital maranhense. Ela permaneceu 7 anos na Casa Fanti-Ashanti, e, a partir dessa pesquisa sistemática, selecionou as músicas que estão nesse disco. Ela decidiu por incluir, no disco, três rituais (tambor de mina, cura e baião), embora a Casa realize outros, e escolheu cânticos representativos deles para compor o LP. Um registro importante para a nossa cultura, porque os rituais religiosos, sem dúvida, são os que mais preservam elementos ancestrais de nossa identidade. 
Quem tiver interesse, procure na Internet por Mundicarmo Ferreti, e encontrará uma grande quantidade de artigos sobre o tambor de mina em São Luiz.


CASA FANTI-ASHANTI – 1991 – CURA E BAIÃO NA CASA FANTI-ASHANTI

Lado A

Doutrinas de Orixás
1 – Exu   2’35”
2 – Ogum  0’ 55”
3 – Ossãe 0’50”
4 – Xangô 1’20”
5 – Oiá 0’5”
6 - Oxum 1’00”
7 – Oxalá 1’45”

Doutrina de encantado gentil
8 – Rei da Turquia 1’10”

Doutrina Dê ‘ Virada para mata’
9 – Averequete (vodum)  1’05”

Doutrinas de Caboclos
10 – Sapequara 1’35”
11 – Balanço 1’05”
12 – Caboclo de mina 2’15”

Doutrina de ‘Saída da mata’
13 – Badé (vodum) 2’00”

Lado B

Músicas de Cura (‘Pena e Maracá’)
1- Nossa Senhora da Conceição 1’20”
2 – Laurindo tu abre a mesa  1’40”
3 – Marajá 1’30”
4 – Nossa Senhora do Carmo  1’10”
5 – Me desamarrem 0’5”

Músicas de Baião (Linha de Cura)
6 – O meu mestre Rei dos Mestres 2’25”
7 – A sala tá cheia   2’30”
8 – Eu tenho meu balão de ouro  2’40”
9 – Eu sou Rosa menina 1’15”
10 – O tempo foi o meu mestre 2’25”

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


Nenhum comentário: