O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vavá Machado e Marcolino - 1978 - Campeões das Vaquejadas (06.10.2010

Os Bridões de Ouro é o nome da dupla nordestina formada Vavá Machado e Marcolino. A música que eles cantam e compõem é inspirada no ambiente dos vaqueiros e das vaquejadas, as famosas festas, que, há algumas décadas, são a maior expressão do ciclo do gado, no nordeste e em todo o Brasil. Os Bridões de Ouro cantam aboios e toadas. Aboio, segundo o folclorista Câmara Cascudo, é um canto de trabalho, utilizado pelo vaqueiro para tocar a boiada durante as migrações, as apartações, e outras atividades. O aboio serve também como ferramenta de sincronização entre os próprios vaqueiros, quando estes abóiam juntos, em consonância. A toada não é um canto de trabalho, e consiste em uma série de versos elaborados e entoados em ritmo lento, como uma cantilena. A forma da toada se assemelha à dos cordéis. O aboio caracteriza-se por ser um entoar lento e de poucos fonemas com melodias simples e quase uníssonas, contendo espaços entre estes fonemas simples, que são preenchidos por pequenas expressões cantadas lentamente, como: ê gado manso (como se pode ouvir no início da faixa 9 desse disco – Homenagem ao Vaqueiro). Mais recentemente, com o crescimento das festas ligadas ao ciclo do gado, os cantadores acabaram deixando de exercer o ofício de vaqueiros, para serem exclusivamente cantadores. Nesse contexto, eles misturam aboios e toadas nas mesmas canções, como é o caso de Vavá Machado e Marcolino. Essa dupla demonstra grande preocupação em manter-se fiel ao modo como os aboios e toadas são tradicionalmente cantados. Eles cantas em terças, sem nenhum acompanhamento, e apenas aparecem, hora ou outra, uns sinos de vaca, para reforçar o ar campestre.

Vavá Machado e Marcolino – Os Bridões de Ouro

Lado A

01 - Vaqueiro Gado e Mulher (Louro Branco – Vavá Machado)
02 - Os fracos do bom vaqueiro (Vavá Machado – Seu É)
03 – Maracanã dos Vaqueiros (Vavá Machado – Marcolino)
04 – Fracassos (Vavá Machado – Seu É)
05 - Destino de Vaqueiro (Vavá Machado – Alfredo José Menezes)
  
Lado B

06 - O Vaqueiro e o Motorista (Vavá Machado - Louro Branco)
07 - Traição do Amor (Vavá Machado – Marcolino)
08 - Cavalo Faixa Branca (Vavá Machado – Marcolino)
09 - Homenagem aos Vaqueiros (Vavá Machado – Marcolino)
10 – Apartação de Gado (Vavá Machado – Marcolino)






4 comentários:

Francisco Neto disse...

Valeu, show de bola...

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Netto, F. A.

Wesley disse...

ueslei léo coribe-BA- vaquejada é muito bom valeu o boi.

Wesley disse...

vaquejada é o meu esporte é muito bom.
valeu o boi

CORDEIRO disse...

Na minha infância, ouvia o povo cantar uma toada que hoje descobri numa gravação de Algum as Monteiro. O nome é VAQUEJADA e eu queria saber quem foi o primeiro intérprete. Agradeço a quem colaborar.