O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Torres e Florêncio - Cavalo Zaino - (04/11/2010)

  Raul Torres é um dos pilares da música caipira. Nascido em 1906, em Botucatu, interior de São Paulo, começou a tocar modas de violas nas festas da cidade ainda muito jovem. Mudou-se para São Paulo, onde exerceu vários ofícios. Paralelamente, cantava e tocava em bares, boates e restaurantes. Em 1927, começou a trabalhar na Rádio Educadora de São Paulo. A partir daí, ingressou na vida artística. Como tinha grande versatilidade, compôs e cantou sambas, e participou de conjuntos de samba e de choro. A partir da década de 1930, Raul Torres compôs e gravou inúmeras modas de viola. Em 1938, gravou um dos maiores clássicos do cancioneiro caipira: “Saudades de Matão”, em parceria com Jorge Galati. Em 1945, formou dupla com João Batista Pinto, o Florêncio. Eles gravaram mais de 100 músicas. Raul Torres era uma fonte inesgotável de música. Ele é autor de cerca de 350 composições, em diversos estilos, como modas de viola, choros, sambas-canção, cateretê, emboladas, batucadas, jongos, toadas e maracatus. Também foi ele o responsável por introduzir, na música caipira, a guarânia paraguaia, que ele chamava de rasqueado de estilo paraguaio.  Muitas de suas obras foram gravadas e regravadas por grandes artistas do universo caipira. Tião Carreiro e Pardinho gravaram "Felicidade", e Tonico e Tinoco gravaram um LP com apenas canções de Raul Torres. Raul Torres, e, portanto, um daqueles artistas que estão na base de um gênero musical; se ele não tivesse existido, toda a música caipira seria diferente, porque ele é, sem dúvida, uma de suas referências fundantes. Assim sendo, praticamente tudo o que Raul Torres compôs pode ser considerado clássico. Esse disco, porém, traz os clássicos dos clássicos, como Chico Mulato, Cabocla Tereza e Moda da Mula Preta. Se a música caipira tem uma origem, ela aponta para Raul Torres. Ouçam, portanto, com carinho.



 Lado A

1-      Cavalo Zaino – Rasqueado (Raul Torres)
2-     Mineirinha – Arrasta-pé (Raul Torres)
3-     Chico Mulato – Toada histórica (Raul Torres – João Pacifico)
4-     Cabocla Tereza - Toada histórica (Raul Torres – João Pacifico)
5-     Campo Grande – Valsa (Raul Torres)
6-     Moda da Mula Preta – Moda de Viola (Raul Torres)

Lado B

1-      Pingo D’água – Toada (Raul Torres – João Pacifico)
2-     Do lado que o vento vai – Valseado (Raul Torres)
3-     Mestre Carreiro - Toada baião (Raul Torres)
4-     Que linda morena – Valseado(Raul Torres)
5-     Boiada Cubana – Moda de Viola (Raul Torres)
6-     Boi amarelinho – Moda de Viola (Raul Torres)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Um comentário:

Querco disse...

Cacai,
parabéns pelo blog, pelo trabalho no programa de rádio e pelo carinho que você dispensa para com a música caipira do nosso Brasil.
Se um dia o grande Raul Torres foi a pedra fundamental dessa música que é parte do nosso DNA, você hoje é do mesmo modo importante por querer e trabalhar para que ela perdure.

Com gratidão.