O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

2° Festival do Frêvo TV Radio Clube Canal 6 Recife (01/12/2010)

A TV Rádio Clube de Pernambuco foi inaugurada em 1960, com programação e elenco oriundos do rádio (Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Jornal do Commercio). A programação da TV, assim como a do rádio, privilegiava artistas e eventos locais. Seu primeiro diretor musical foi Maestro José Menezes, instrumentista, arranjador, compositor, regente, bacharel em direito, ou seja, um homem de talentos múltiplos. O mais importante, no entanto, é que ele era apaixonado pelo frevo. Sendo diretor musical da TV Rádio Clube, é natural que sua programação musical desse amplo espaço ao frevo. Ainda em 1961, José Menezes 1961 fundou sua orquestra de frevo que atuou ininterruptamente treze anos no carnaval do Clube Internacional do Recife e dezoito anos no Clube Português.
O 2º Festival do Frevo, realizado em 1970, sob organização de José Menezes, teve cerca de 500 composições inscritas, entre as quais foram escolhidas 40 semifinalistas. As 12 finalistas compõem esse disco. A canção vencedora do Festival foi Onde Andará Maria?, de autoria de Diná de Oliveira, atriz, pianista e compositora brasileira, nascida em Recife e também amante do frevo.


Face  A

1-     Mestre José Felipe - Frêvo de rua (Zumba) Orquestra de Frêvos José Menezes
2-     5 - 4 – 3 – 2 – 1   -   Frêvo Canção (Capiba)   Claudionor Germano
3-     Evocação Nº 6    -   Frêvo de bloco (Nelson Ferreira – Aldemar Paiva)    Coral feminino  e Orquestra de Pau e corda
4-    Viva o rei Zamboê – Maracatu (Sebastião Lopes – Arr. Nelson Ferreira)     Claudionor Germano com  coral
5-     Lamento – Frêvo de bloco (Mário Gris – Luiz Cavalcante) Coral feminino e Orq. De Pau e Corda
6-     Maciota - Frêvo de rua (Correia de Castro) Orquestra de Frêvos José Menezes

Face B

1-      Onde andará Maria?  - Frêvo de bloco (Diná- Fernando- Reinaldo-Waldemar de Oliveira) Coral feminino e Orq. De Pau e Corda
2-     Quinho - Frêvo de rua (Duda) Orquestra de Frêvos José Menezes
3-     Serpentina  colorida  - Frêvo Canção (Manoel Gilberto) Doris Sandra
4-     Clovinho no frêvo - Frêvo de rua (Clóvis Pereira) Orquestra de Frêvos José Menezes
5-     A Luz do teu olhar – Frêvo Canção (Alcides Leão – Gildo Branco) Expedito Baracho
6-     Frêvo principalmente alegre – Frêvo Canção(Mário Gris – Ângelo Agostini) Expedito Baracho

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Nenhum comentário: