O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os Trigêmeos vocalistas - A volta dos Trigêmeos vocalistas (04/08/2011)

Os trigêmeos vocalistas foram um grupo criado em 1937, pelos irmãos Armando, Umberto e Raul Carezzato, dos quais apenas Raul e Umberto eram realmente gêmeos. Os três eram parte de uma família italiana numerosa, residente no Brás, bairro da Cidade de São Paulo. Umberto era o vocalista principal, e tocava também o cavaquinho; Raul tocava baixo, percussão e flauta, e Armando tocava violão tenor e fazia a terceira voz. Além disso tudo, eles sapateavam. Ainda no início da carreira do grupo, no final da década de 30, foram para o Rio de Janeiro, onde trabalharam nos Cassinos Atlântico e da Urca e na Rádio Nacional. O repertório deles era formado por muitos foxes, rumbas, boleros, corridos mexicanos e outros ritmos latinos; apesar disso, gravaram muitos sambas também. Sua música mais famosa é “Adeus Sarita”, que, pelo menos em São Paulo, tem muita avó que ainda cantarola. “Adeus Sarita” não está nesse disco que disponibilizo para vocês, mas ele tem uma continuação desse sucesso, chamada “Voltei Sarita”. É até engraçado ouvir Os Trigêmeos, porque, no meio desses vocais tiroleses, cheios de owloleiiiiiiiiiiiis, típicos de música de faroeste, no meio desses bolerões, a gente encontra um afoxé, um ponto de umbanda, ou então um samba espetacular. Esse disco, por exemplo, traz “Ogum Dilê”, música feita sob a parceria de Raul Carezzato com João da Baiana (aquela figura célebre do samba e do choro, que tocava pandeiro e prato e faca com Pixinguinha). Os três irmãos já faleceram mas, apesar disso, há um site oficial deles na Internet. Sensacionais!



Lado A

1-Don Pedrito   (Célio Monteiro – Djalma Esteves)
2-Cachimbão (B. Toledo – Umberto Martelli – William Gil)
3- Muriqui   (Umberto Martelli – Irmãos Carezzato – Emmanoel Senos)
4-Eu vou sapatear  (N. Bruni)
5-Adios Corazon  (Julio Erazo)
6-Voltei Sarita  (Raul Carezzato – Rosalino Senos)
  
Lado B

1-La Parranda  (Alfredo Nunes Borbon)
2-Ogum dilê  (João da Bahiana – Raul Carezzato)
3-É de có có co  (Umberto Martelli – Bolonha)
4-Vovó Cambinda (Raul Carezzato – J. Batista)
5-Dona Cici  (Peterpan – Umberto Martelli)
6-Quatro paredes  (Geraldo Queiroz – Arnaldo Passos)

4 comentários:

Unknown disse...

Cara muito bom vc nao tem esta musica " vaqueiros De Marajó" uma versao da americana " Ghost riders in the sky " se tiver me passe por email >> tiagolopes_rs@hotmail.com
Tiago lopes RS

Raul disse...

Orgulho e muita saudades desses meus Heróis!!!Além de excepcionais músicos/artistas!!!Foram homens de Caráter exemplar. E por mais que o sucesso desse maravilhoso Trio,tenha acontecido em um período onde os seu respectivos cachês não eram tão volumosos como hoje em dia,souberam administrar bem e com muita união o que conquistaram no decorrer de suas carreiras...Chegando à se aposentarem em meados dos anos 70!!!E após alguns anos,O integrante do trio: Raul Carezzato,teve a felicidade de conhecer e se relacionar com uma moça(Creuza Maria Chaves)e dessa união.Teve 3 filhos: 1976(Solange Chaves Carezzato)1977(Raul Chaves Carezzato)1979(Carina Chaves Carezzato).E com muito amor e carinho fomos criados e amados não só pelo nossos pais como pelo nossos tios:Armando Carezzato e Umberto Carezzato...Que por opção não tiveram filhos.E assim sendo,nos assumiram não só como sobrinhos,mas sim como filhos.Dando-nos amor,carinho e total aporte suplementar financeiro para nossa criação,educação e tudo mais que fosse necessário!!!Tenho orgulho e sou grato a esse trio...Trigêmeos Vocalistas!!!Amor e carinho eterno!!!Raul Carezzato filho!!!

Raul disse...

Grato Raul Carezzato (filho)

Unknown disse...

Maravilhoso acervo...remeteu me aos velhos tempos...