Eis um disco raro de um clarinetista simplesmente excepcional. Há pouca informação sobre Octaviano Placido Pitanga, conhecido como Sargento Pitanga. Sabemos que ele fazia parte da Força Expedicionária Brasileira, a FEB, que, em fevereiro de 1945, na Segunda Guerra Mundial, tomou o Monte Castelo. Na missão, estava presente o nosso Sargento Pitanga. Ele foi um homem de sorte, porque a Segunda Guerra trouxe consideráveis baixas para as forças brasileiras. Foram 460 homens da Força Expedicionária mortos na Itália, quase três mil feridos, vários desaparecidos e 22 pilotos da FAB mortos. Para os sobreviventes, restou a dificuldade de voltar à vida normal e esquecer os horrores da guerra. Mas o Sargento Pitanga deixou tudo isso para trás com muita facilidade. Talvez porque ele tivesse um talento absurdamente especial com a clarineta. Ele era, além de militar, eminentemente chorão, e suas interpretações evidenciam um domínio do instrumento que observamos em poucos clarinetistas. Além do instrumento, ele dominava também a linguagem do choro, de forma que sua clarineta parece que falava. Então, esse disco de hoje é simplesmente uma aula de malandragem instrumental no choro. O primeiro destaque fica para Galo Garnizé, de Antônio Almeida, Luiz Gonzaga e Miguel Lima, em que Pitanga faz a clarineta cacarejar, e qualquer um é capaz de jurar que se trata de um galo. O segundo destaque é Vê Se Gostas, um clássico do choro, de autoria do Pitanga em parceria com Waldir Azevedo.
Lado A
01-Tem capoeira (Batista da Mangueira)
02-Esperanças perdidas (Adeilton Alves – Delcio Carvalho)
03- O nosso amor gorou (José Gomes Filho – Aloysio Vinagre – Assumpção Corrêa)
04- Vê se gostas (Waldir Azevedo – Otaviano Pitanga)
05- Boêmio demodê (Adelino Moreira)
06- Balanço pra Luciana (Otaviano Pitanga – Risadinha do Pandeiro)
Lado B
01-Velho realejo (Sady Cabral – Custódio Mesquita
02-Perdão (Cezar Cruz)
03-Valsa de uma cidade (Antonio Maria – Ismael Neto)
04-Minhas razões (Antonio Carlos – Jocafi)
05-Meu pequeno cachoeiro (Raul Sampaio)
06-Galo garnizé (Antonio Almeida – Luiz Gonzaga – Miguel Lima)
8 comentários:
Queria saber quem toca nesse disco.
O link está quebrado,queria muito esse disco.
obrigado pelo alerta, Nicols
link já atualizado
Abraços
Pitanga, meu velho...
Link consertado
Obrigado pela homenagem!Com certeza,Ele está feliz onde quer q esteja!
Chegando nesse belo canal, aqui Leandro Moraes neto do Pitanga, estou montando um acervo do meu avô, grande abraço para todos.
Saudades do meu velho, estou reunindo o acervo do meu avô, tenho uma página facebook.com/otavianopitanga. Estou a procura dos Lps Farra na Praia e Show de Sucessos, grande abraço!
Postar um comentário