O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tributo a Jacob do Bandolim - Camerata carioca, Radamés Gnatalli e Joel Nascimento (22/06/2011)

A Camerata Carioca, pela sua ousadia e inovação, e também pelos grandes músicos que a integraram, foi protagonista de um dos movimentos mais belos e importantes da história recente do Choro. Mas, assim como muitas histórias do Choro, a Camerata Carioca está envolta em mitos e controvérsias. Diz-se que a Camerata Carioca surgiu quando Joel Nascimento pediu a Radamés Gnattali que transcrevesse a sua “Suíte Retratos”, originalmente escrita para bandolim, quinteto de cordas, cavaquinho, violão e pandeiro, para um conjunto formado por três violões, cavaquinho, pandeiro e bandolim. O grupo, que ainda não tinha nome, era formado por Celsinho Silva no pandeiro, Luciana Rabello no cavaquinho, Joel Nascimento no bandolim, e Luiz Otávio Braga, Maurício Carrilho e Raphael Rabello nos violões. O grupo, ainda sem nome, fez apresentações no Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Brasília. O grupo, então, entrou em estúdio para gravar o disco “Tributo a Jacob do Bandolim”, cujo falecimento completava 10 anos. Foi nessa ocasião que Hermínio Bello de Carvalho deu o nome de Camerata Carioca ao grupo.  O disco tem arranjos de Radamés Gnattali, e belíssimas interpretações de Joel Nascimento, herdeiro direto de Jacob do Bandolim na escola brasileira desse instrumento. A Camerata Carioca foi uma das melhores produções da música brasileira. Ela conseguiu reunir, em um grupo, os melhores instrumentistas da época. Só a presença de Raphael Rabello já tornava qualquer trabalho especial; somados a Radamés, Joel Nascimento e mais um grupo de chorões da gema, o resultado é primoroso. O destaque fica para todo o Lado A, que tem a Suíte Retratos, obra composta por Radamés Gnattali para homenagear os grandes compositores do Choro, destinada à interpretação de Jacob do Bandolim. No Lado B, o destaque é Vibrações, uma obra-prima de Jacob do Bandolim.


Lado A

Retratos (4 movimentos)

01-Pixinguinha
02-Ernesto Nazareth
03-Anacleto de Medeiros
04-Chiquinha Gonzaga

Lado B

01-Gostosinho (Jacob do Bandolim)
02-Conversa mole\Jacobiana (Radamés Gnatalli)
03-Doce de côco (Jacob do Bandolim)
04-Voo da mosca (Jacob do Bandolim)
05-Noites cariocas (Jacob do Bandolim)
06-Vibrações (Jacob do Bandolim)




CLIQUE AQUI PARA BAIXAR






Nenhum comentário: