O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Trio Unidos do Norte - Forró do mexe-mexe (09/06/2011)

Sobre o Trio Unidos do Norte não existe nenhuma informação nas fontes às quais o Acervo Origens tem acesso. Claro, pode haver alguma coisa perdida em um alfarrábio Brasil adentro, e, se alguém possuir esse material e estiver disposto a disponibilizar, o Acervo Origens agradece imensamente. O disco não tem nem data. A música “Saudades de Manaus” indica que a origem do Trio é a capital do Estado do Amazonas. Fora essas poucas informações, dá para saber que o norte do Brasil é capaz de produzir forró da melhor qualidade. Há várias músicas autorais, cujo autor é Santos Silva, que deve ser, também um dos integrantes do grupo. O Santos Silva era um excelente compositor e grande melodista. Há também um flautista extremamente criativo, que está presente em praticamente todas as canções, fazendo belas introduções e contraponteando a sanfona e a voz. O destaque fica para Arrependida, composição de Santos Silva, que tem linda letra e melodia, e para o Forró do Mexe Mexe, também de autoria de Santos Silva.


Lado A

                 01-Forró do mexe-mexe 
                   (Santos Silva)

                 02-Saudade de Manaus 
                  (Santos Silva e Jaime Santos)

                 03-Errado sim 
              (Severino Ramos e Manoel Serafim)

                  04-Urubu ta com raiva do boi 
                 (Geraldo Nunes e Venâncio)

                 05-São João que passou 
                       (Adélio Silva)

                 06-Arrependida 
                    (Santos Silva)
  
Lado B

01-Anel de Mariazinha 
     (Santos Silva)

02-Não é mole não
     (Antonio Ceará e Claudio Kemps)

03-Oxalá 
       (Milton Santos)

04-Você é minha menina
 (Gerson Costa)

05-Nesse São João 
   (Antonio Ceara e Parafuso)

  06-Minha Senhora Maria 
(Perre)

Um comentário:

Gilberto Maciel Santos disse...

A origem desse trio (Unidos do Norte) deve ser de Manaus mesmo. Tenho uma foto antiga deles quando se apresentaram em Boa Vista (Roraima).