O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lia de Itamaracá (25/10/2011)

Nascida no ano de 1944, Maria Madalena Correia do Nascimento desde os 12 anos comanda rodas de ciranda na Ilha de Itamaracá. A menina sempre morou com a Mãe e com 4 de seus 22 irmãos. O pai tinha outra família, à qual ele dava mais atenção, de forma que Lia tinha com ele encontros esporádicos, geralmente uma vez por ano. Até os 25 anos, viveu na Ilha de Itamaracá, quando fugiu para a cidade vizinha, Igarassu, para morar com seu primeiro marido. Ela viveu com ele por oito anos. Nos anos 60, organizava rodas de ciranda em um bar onde trabalhava como cozinheira. Trabalhou também como merendeira em uma escola pública no bairro onde nasceu. Foi somente no ano de 1977 que Lia gravou seu primeiro LP, esse que o Acervo Origens posta hoje. Ele contém cocos, maracatus e cirandas, vários de autoria da própria Lia. O disco recebeu grande destaque da mídia, e para a própria Lia, acendeu a esperança de dias melhores. Mas, conforme uma matéria do jornal O Diário de Pernambuco afirmou, em 1980, três anos após o lançamento do seu primeiro LP, a vida dela nada havia mudado. Ela continuou morando no mesmo lugar, trabalhando a semana toda como merendeira e animando as rodas de ciranda nos sábados à noite. Em 1990, ela ainda viu sua casa ser queimada, e perdeu quase tudo o que tinha. Foi somente nos finais da década de 1990 que Lia foi “redescoberta”, e hoje é ovacionada novamente como a Rainha da Ciranda, título que ela merecidamente já possuía há décadas.





Lado A

01-Quem me deu foi Lia (Baracho)_Moça namoradeira (Lia de Itamaracá)_Quero saber (Oziris Diniz/Fernando Borges)_Menina que vai a praia (Lia de Itamaracá)_Ô se balança (Oziris Diniz/Fernando Borges)
02-Ciranda do Geraldo (Geraldo de Almeira/José Bartolomeu)_Vou dançar ciranda (José Bartolomeu/Fernando Borges)_Bôa viagem (Geraldo de Almeida/Fernando Borges)
03-Ciranda nova (Lia de Itamaracá/Tina Borges)_Baixa verde (Lia de Itamaracá)_Doutor Jorginho (Lia de Itamaracá/Tina Borges)

Lado B

01-Pai Baracho (Oziris Diniz)
02-Ciranda de Lia (Paulo Fernando Ferreira)
03-Côco verde (Fernando Borges/João Santiago)_ Ciranda feiticeira (Oziris Diniz/Fernando Borges)
04-Minha ciranda (Capiba)_Moreno cirandeiro (Duda/Oziris Diniz)
05-Moreno dengoso (José Bartolomeu/José Lopes Filho)_Menina linda (Evanildo Maia/Gelson Menezes)_Pátio de São Pedro (Jaime Dounis/José Bartolomeu/Fernando Borges)
06-Entrevista com Lia de Itamaracá e Oziris Diniz)



3 comentários:

Unknown disse...

olá, tudo bem?
gostaria de saber se o site possui links para download dos discos, como este da Lia, grande abraço, muito show o conteúdo aqui!

Acervo Origens disse...

Olá Caio
Já atualizamos o link do Lp

pode baixar e compartilhar

abraços

Unknown disse...

Caraca, e não só os de Lia... muito conteúdo bom agora para ouvir, massa mesmo galera do Acervo!!