O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sábado, 4 de maio de 2013

Lançamento do Livro "A velha guarda do Choro no Planalto Central"


Publicação inédita registra memória da Velha Guarda do Choro em Brasília

Show de lançamento de livro-CD reunirá gerações do Choro de Brasília na próxima terça-feira. Com início previsto para 18h, evento tem entrada franca.
No dia 07 de maio, o Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília, na  602 sul, abriga uma roda de choro nada convencional. Cavaquinhos, bandolins, pandeiros, flautas e violões, músicos e apreciadores do chorinho estarão, sim, presentes.  Mas o evento, desta vez, traz homenagem à Velha Guarda do Choro de Brasília, em lançamento de publicação que conta a vida e obra de importantes músicos do gênero musical autenticamente brasileiro.
Em formato de livro e CD, “A Velha Guarda do Choro no Planalto Central” é fruto de pesquisa realizada por Ana Lion e Sebastião Rios, com direção Musical de Lucas de Campos e fotografias de Marcelo Feijó. A pesquisa tem o objetivo de registrar a memória da Capital do Choro e relembrar a importância de músicos que vieram de todas as partes do país, nas décadas de 60 e 70, dando inestimável contribuição para o gênero musical e a cultura local.
O lançamento do livro será seguido de um show, em que alunos e professores da Escola de Música apresentarão composições dos mestres do choro e, em seguida, a própria Velha Guarda se reencontrará no palco, como em outros tempos.
A apresentação está marcada para as 18 horas. Em cena, as novas gerações do Choro de Brasília reverenciam os músicos e chorões da Velha Guarda e trazem de volta o espírito dos mestres que, junto com a construção de Brasília, ergueram importante movimento que transformaram a capital federal em “Capital do Choro”. O local do show foi escolhido pela importância simbólica da Escola de Música de Brasília, onde vários dos mestres chorões formaram outras gerações de músicos.
Confirmaram presença no evento Carlinhos 7 cordas, Odette Ernest Dias, Eli do Cavaco, Américo, Valério, Valdeci e Dinaldo Domingues. Outros músicos de Brasília também participam: Paulo André Tavares, Beth Ernest Dias, George Lacerda, Pedro Barbosa, Augusto Contreiras, Evandro Barcelos, Dolores Tomé, Fernando Machado, Jaime Ernest Dias, Nivaldo da Flauta, Paulinho do Cavaco, Walcir, Tonho, Davison, Sérgio Morais, Thanise Silva, Luiz Duarte, Felipe Pessoa, João Ferreira, Lucas de Campos e Carrapa do Cavaquinho.
In Memoriam - O trabalho é dedicado, também, a três chorões que faleceram no decorrer da pesquisa: Alencar 7 Cordas, Coqueiro e Pernambuco do Pandeiro, bem como aos demais mestres falecidos, perfilados no livro-cd: Hamilton Costa, Tio Nilo, Bide da Flauta, Avena de Castro, Six e João Tomé.
No encerramento, estão previstas uma sessão de autógrafos e uma confraternização.
O evento de lançamento de “A Velha Guarda do Choro no Planalto Central” é uma realização do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília e do Instituto Pactos, organização da sociedade civil que apóia e realiza ações culturais com responsabilidade social, educacional e ambiental.
A publicação teve o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e foi uma realização da Universidade Federal de Goiás, com apoio da Universidade de Brasília.
O livro-cd “A Velha Guada do Choro no Planalto Central” estará a venda no local.

Para mais informações e fotos em alta resolução:
Ana Lion (61) 8209-6936
Dani Neri (61 9267-4710
Local: Teatro Levino de Alcântara, Escola de Música de Brasília, 602 Sul
Programação:
·       18h – Roda de Choro
·       19:30 – Show: Homenagem à Velha Guarda do Choro
·       21:30 – Confraternização e Autógrafos
Entrada Franca






Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Brasília faz chorar mesmo,rs.