O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Do lado de lá - Maracatu (Adelino Rivera - Antonio Barros)

O salão estava cheio e o baile fervendo.
Era mulher rodopiando dum lado pro outro e um danado dum rapazote serelepe nas sandálias, parecendo que estava matando uma centena de baratas no chão. Ah, e tinha gente incomodada com essas estaladas no chão.
Então, uma moça estrangeira pede para o DJ a música Maracatu do RAPadura Xique-Chico. Daí, rapidamente ele avisa que vai tocar a versão que deu origem à tal música do Rapentista.
E foi, então, que ele sacou o LP da RCA de 1960 com Marinês e sua gente + Regional do Canhoto interpretando um maracatu pra lá de atual.
E a moça estrangeira foi vista com sua pele branca e o rosto rosado de tanta alegria e suor. Era um sorriso verdadeiro e contagiante. Só um maracatu zabumbado para fazer isso.
Já pensou na atualidade dessa música que foi gravada há mais de 50 anos ??
Já pensou aonde essa música está chegando por meio de recriação de nossos artistas ?
Viva Rapadura Xique-Chico, Viva Marinês e sua Gente
Viva nossa música nordestina !
Curta o Forró de Vitrola


DO LADO DE LÁ (Adelino Rivera - Antonio Barros)
"Va batendo o zabumba
Que eu balanço o ganzá
Vamos formar um batuque
Pro povo dançar
Maracatu, do lado de lá
Nós já temos zabumba
Nós já temos ganzá
Ta faltando um gongue
Mais mandei buscar
Não quero que sai ninguém
Sem ver meu batuque pesar
Porque o meu maracatu
É bom de dançar
É do lado de lá,
É bom de dançar "

Nenhum comentário: