O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nordeste na Vitrola esquenta as noites de junho e julho no CCBB Brasília

Para esquentar as noites frias de junho e julho, o CCBB Brasília convida os apaixonados por forró para quatro bailes de forrobodó. Então, se vista de xita ou xadrez, calça comprida ou saia rodada e chapéu, pra dar dignidade ao matuto, e venha dançar juntinho ou, aos que ainda não têm par, arrastar o pé mesmo que sozinho. Quem garante a animação e comanda os bailes é o DJ, produtor e pesquisador musical Cacai Nunes.

E para entender melhor a rica cultura do Forró, o projeto Nordeste na Vitrola abre as noites com instigantes e animados bate-papos com legítimos representantes do Forró, que, para o folclorista Luís Câmara Cascudo, deriva do termo de origem africana “Forrobodó”. Quem media os bate-papos é o jornalista e escritor Rosualdo Rodrigues, autor do livro “O fole roncou! Uma história do forró”.

Os convidados do Nordeste na Vitrola são Edson Duarte, Claudio Rabeca, Anastácia e Marcos Farias. Quatro intérpretes, compositores e produtores musicais que participaram da criação do legítimo Forró nordestino e que irão contar suas histórias vividas pelos palcos do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

17 de junho - Quarta-feira
20h - Bate-papo com Edson Duarte, mediado pelo jornalista Rosualdo Rodrigues.
21h - Baile do Forró de Vitrola com o DJ Cacai Nunes

24 de junho - Quarta-feira
20h - Bate-papo com Cláudio Rabeca, mediado pelo jornalista Rosualdo Rodrigues.
21h - Baile do Forró de Vitrola com o DJ Cacai Nunes

22 de julho - Quarta-feira
20h - Bate-papo com Anastácia, mediado pelo jornalista Rosualdo Rodrigues.
21h - Baile do Forró de Vitrola com o DJ Cacai Nunes

29 de julho - Quarta-feira
20h - Bate-papo com Marcos Farias, mediado pelo jornalista Rosualdo Rodrigues.
21h - Baile do Forró de Vitrola com o DJ Cacai Nunes

Produção: Latitude 15 / Acervo Origens
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cultura






Nenhum comentário: