O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Paulo Bellinati - Violões do Brasil

Texto: Gabriela Tunes

Reconhecido e consagrado internacionalmente, Paulo Bellinati aprendeu os primeiros acordes do violão com o pai, quando ainda era garoto. Quando tinha 17 anos, entrou para o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Obtendo grande destaque, conseguiu uma bolsa para continuar seus estudos em Genebra, na Suíça. 

Embora tenha recebido prêmios e grande reconhecimento como violonista erudito, Bellinati nutre grande interesse pelo violão popular. Em 1986, gravou um álbum, resultado de intensa pesquisa sobre a obra do violonista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto. O disco, de nome The Guitar Works of Garoto, foi lançado no exterior, acompanhado por dois songbooks. Além de violonista e compositor, Paulo Bellinati é muito requisitado como arranjador, tendo, inclusive, ganhado o prêmio Sharp de Melhor Arranjador de MPB, em 1994 com o disco “O Sorriso do Gato de Alice”, de Gal Costa. 

Em 1990, Paulo Bellinati lançou o LP  “Violões do Brasil", só com composições próprias, e é exatamente ele que colocamos à disposição de vocês.



Nenhum comentário: